quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DICAS DO TEMPO DAS VOVÓS


Tira manchas de óleo:

Se o seu carro está vazando óleo no chão de sua garagem, jogue um pouco de bicarbonato de sódio. Depois de uma ou duas horas, você conseguirá remover a mancha facilmente.
Essas dicas são dadas apenas para fins de informação. Em alguns casos podem dar certo, em outros, não necessariamente.
-----------------------------------------
UTILIDADES DO BICARBONATO DE SÓDIO...

Desodorante
Em vez do limão, sugerimos o bicarbonato de sódio, encontrado facilmente em farmácias e supermercados.

1 - Pegue uma pitada de bicarbonato e a umedeça até formar uma laminha. Aplique-o nas axilas e o seu problema estará imediatamente resolvido.


2-Para evitar manchas amareladas em lycra branca:
Depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio, secar a sombra.

3-Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.

4-Para desentupir o cano da pia, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguida meia xícara de vinagre

5-Para remover a corrosão da bateria:
Esfregue os terminais da bateria e ganchos com uma solução de água com bicarbonato de sódio. Depois passe vaselina sólida.

6-Superfícies brilhantes

Pias de aço inoxidável podem ser limpas com uma pasta de bicarbonato de sódio ou com bicarbonato de sódio borrifado diretamente em uma esponja ou pano de limpeza. Basta esfregar a superfície. Depois enxágüe-a e esfregue-a suavemente com camurça para secar.

7-Pisos

Limpe pisos cerâmicos com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão com a solução e depois enxágüe o piso.

8-Prevenção e Eliminação de Entupimentos

Para evitar entupimentos, despeje periodicamente 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo de sua pia, seguido de água quente.
O bicarbonato de sódio e o vinagre formarão uma espuma que limpará o dreno e ajudará a evitar entupimentos. Use 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, seguido de 1 xícara de vinagre. Quando a espuma diminuir, enxágüe o dreno com água quente.

9-Refrigeradores e Freezers
Uma caixa aberta de bicarbonato de sódio no refrigerador absorve odores por até três meses. O mesmo é válido para freezers.
Esfregue a tábua de carne de madeira com bicarbonato de sódio para remover odores. Reduza o odor de latas de lixo borrifando bicarbonato cada vez que adicionar lixo. Lave e desodorize periodicamente as latas de lixo com uma solução de 1 xícara de bicarbonato de sódio para cada 3,5 litros de água.

10-Pisos
Limpe pisos cerâmicos com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão com a solução e depois enxágüe o piso.
Remova marcas pretas de salto de sapato sobre pisos de linóleo ou vinil com uma esponja dupla face umedecida e mergulhada em bicarbonato de sódio.
Fonte:casa.hsw.uol.com.br
-------------------------------------------
SAL

SAL CONSERVA FLORES...

Conserve por mais tempo as flores que comprou hoje no mercado adicionando um pouco de sal à água da jarra

---------------------------------------------------
LIMPAR PRATA

Como limpar as pratas...
Pulseiras, brincos, anéis, colares e outras jóias de prata necessitam de ser limpas com frequência mas com todo o cuidado.

Há diversas formas de limpar jóias de prata, desde se líquidos de limpeza de diversas marcas, onde a peça é mergulhada e depois limpa com um pano seco, até panos embebidos em líquidos de limpeza.

Todavia, existem soluções mais caseiras que pode por em prática sem ter de gastar muito dinheiro, e sem perder muito tempo.

As jóias de prata podem ser facilmente limpas com pasta de dentes. Basta esfregar a prata com a pasta ate a mesma ficar a brilhar. Em, seguida, lave com água quente e enxugue com um pano bem macio.

Uma mistura de amido de milho e água também faz milagres em jóias de prata baças: aplique com um pano húmido, deixe secar e limpe com um pano macio. Verá como depressa recupera o brilho.

O amoníaco também é um óptimo aliado no que toca à limpeza de pratas – misture ½ chávena de amoníaco com 1 chávena de água morna, lave a peça comum pano e deixe secar.

A casca de banana é outra solução prática e barata – só terá de retirar os fios internos da casca e esfregá-la na peça. Depois, é só limpar com papel de cozinha.

Forre um tacho com uma folha de alumínio, encha-o com água e adicione duas colheres de chá de sal. Mergulhe as jóias no recipiente e deixe de molho por cerca de três minutos. Passe por água corrente e seque bem.

O ketchup também dá um bonito brilho a peças de prata lisas. Mergulhe-as por alguns minutos numa taça com ketchup e passe por água.

Se tiver leite azedo não o deite fora sem limpar as suas peças de prata, pois faz com que as mesmas pareçam novinhas em folha. Mergulhe-as por 30 minutos, lave com água morna e sabão, seque e puxe o lustro com um pano macio. Se não tiver leite azedo, pode azedá-lo juntando-lhe um pouco de vinagre.

Para polir jóias de prata pode ainda fazer uma pasta espessa usando uma chávena de bicabornato de sódio com 2 colheres de sopa de água. Aplique com uma esponja húmida, lave a pela com água quente e seque com um pano que não largue pêlos.

www.ruadireita.com
---------------------------------------------------------


TRAÇAS...
As traças não lêem notícias e nem gostam do cheiro da tinta dos jornais, portanto, os jornais (enquanto novos) servem como repelente para as traças. Já as baratas gostam de papel, por isso esta não é uma boa opcção.

• Temperos também não são seu prato predileto, então, o alecrim, a salvia, o poejo, e a salsa misturados secos e triturados em forma de pó, usados em armários, são um bom repelente e funcionam para outros insetos roedores.

• Se as roupas e tecidos ficarem em sacos plásticos fechados, estarão protegido por anos, pois as traças não atacam o plástico.

- Quer saber se existem traças nos armários ou gavetas onde estão guardadas suas roupas finas?
Envolva-as em papel de seda, pois se houverem traças elas começarão o banquete roendo o papel.
O melhor é evitar. Pra começar, pique algumas folhas de louro e espalhe nos armarios e gavetas e, troque as folhas quando começarem a secar.

• O cheiro de benzina e do cremor de tártaro, não agradam às traças (e nem a nós) por isso, use com cuidado para não deixar cheiro nas roupas.

• Se quiser deixar bem claro que elas não são aceitas como hóspedes, experimente espalhar pimenta-do-reino misturada com naftalina, nos cantinhos dos armários e gavetas.
Muita atenção: o cheiro da naftalina é super difícil de sair de roupas, livros etc. Tire suas roupas dos armários e gavetas deixe-os abertos para arejá-los e pendure suas roupas ao ar livre para que não fiquem impregnadas com o cheiro da naftalina. Dá trabalho, mas você economiza roupa, dinheiro...
Fonte:rampadeacesso.com

4 comentários:

  1. Que dicas otimas@!!!
    bem lembrado
    vou usa-las
    beijos

    ResponderExcluir
  2. As dicas das nossas avós funcionam até hoje, elas é que eram sábias, foi bom aprender algumas novas aqui.
    Bjs.
    Janeisa

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, muito obrigada por todas essas dicas!


    Grande beijo

    ResponderExcluir