terça-feira, 1 de setembro de 2009

PÃO FÁCIL


PÃO DE FORMA DE BATEDEIRA
Tempo de preparo: 10 min. + 2 horas de fermentação + 20 min. de forno
Rendimento: 1 pão de cerca de 1/2kg (uns 22cm)

Ingredientes:

300g de água
18g de fermento fresco ou 6g de fermento ativo seco instantâneo
500g de farinha de trigo tipo 1 orgânica

12g de sal marinho

18g de açúcar orgânico claro

25g de leite em pó desnatado
18g de manteiga sem sal

Preparo:

Aqueça a água em fogo baixo por 1 minuto (se a água passar de 60ºC, matará o fermento). Coloque o fermento na tigela da batedeira planetária e junte cerca de 5 colh. (sopa) da água morna. Deixe dissolver e fermentar por 10 minutos.
Coloque o restante dos ingredientes na tigela da batedeira, deixando o sal por último, para que não encoste no fermento (o sal também mata fermento). Ligue a batedeira com o gancho e deixe na velocidade 2 por 10 minutos. Se, faltando uns 2 minutos, a massa ainda parecer grudenta e não tiver desprendido das laterais e do fundo da tigela, acrescente mais uma colher de farinha.
Tire a massa da tigela, forme uma bola e coloque em outra tigela grande, levemente enfarinhada, cobrindo com um pano úmido. Deixe por 1 hora e meia, até que dobre de tamanho.
Soque a massa para tirar-lhe o ar, coloque em uma superfície levemente enfarinhada e abra a massa com as mãos num formato retangular. Divida mentalmente em 3 partes e dobre 1/3 sobre o outro e depois repita do outro lado (como na foto). Enrole como um rocambole apertado, na largura de sua forma. Sele muito bem a ponta.
Unte uma forma de bolo inglês de uns 22cm com um pouco de óleo e coloque o pão com o lugar da ponta para baixo. Cubra com um pano e deixe por 1/2 hora. Enquanto isso, aqueça o forno a 200ºC.
Se quiser, antes de levar ao forno, faça um corte superficial longitudinal no pão. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que esteja bem dourado e soe oco ao bater-lhe com o nó do dedo.

Para fazer a versão integral (nunca fiz, mas morro de vontade), basta substituir 300g da farinha comum por integral. A receita é do livro Professional Baking
Fonte:Site/lacucinetta.com.br
EU ESTAVA À PROCURA DE REC. PÃO BATEDEIRA,ACHEI ESSA MTO INTERESSANTE E QUIZ REPASSAR A VCS.

Um comentário:

  1. Oi amiga...esse paõ me pareçe muito bom mesmo!!!Hj está um dia bom pra fazer paõ pro café da tarde...receita anotada!!!Bjusss querida e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir