sábado, 3 de outubro de 2009

DICAS SOBRE BRIGADEIRO E SUA CONSERVAÇÃO,CONGELAMENTO...



Prática:

Embora simples, o preparo do brigadeiro requer alguns cuidados. Para iniciantes (considerando que exista isso no caso do brigadeiro), o mais chato de acertar é o ponto. Proprietária da confeitaria Goulashe, Bernardeth Frota dá a dica: quando a massa começa a despregar da lateral da panela, já está pronta. “É preciso mexer sempre, com agilidade, raspando as bordas e o fundo da panela. O ideal, para uma lata de leite condensado, é fogo médio. Se cozinhar em chama alta ou em panela de fundo fino, pode queimar ou ficar duro”, avisa.

O brigadeiro não pode ser mole ou duro demais. No entanto, há duas consistências possíveis. O de bolinha é mais firme em relação ao de colher, por isso deve cozinhar mais tempo. “Leva em torno de cinco minutos até começar a despregar da panela. Para enrolar as bolinhas, precisa deixar mais um pouco no fogo, até começar a pregar no fundo. Aí tira”, explica Evelyn Vale, proprietária da Evelyn Patisserie.

As duas profissionais utilizam chocolate em pó com 50% de cacau na composição. “Um chocolate de boa qualidade é fundamental. Quanto à manteiga, o ideal é com baixo teor ou sem sal. Na loja utilizamos margarina”, observa Frota. Outra dica importante revelada pelas duas é untar o recipiente com manteiga antes de despejar o brigadeiro. “Isso evita que o doce grude e facilita na hora de enrolar”, explica Vale.

Por fim, um detalhe importante: a cobertura com granulado de chocolate. “Se quiser variar, pode colocar pistache ou raspas de chocolate. Fica sofisticado”, ensina Frota

SUCESSO

Brigadeiro branco leva leite condensado e manteiga (chocolate branco é opcional). Com essa base é possível fazer novos doces.

Para deixar o brigadeiro mais leve, pode-se acrescentar creme de leite quando a mistura começar a encorpar (cerca de meia lata de creme para cada uma de leite condensado).

Para incrementar o sabor do brigadeiro, pode-se acrescentar especiarias (como baunilha), temperos ou bebidas alcoólicas. Mexa sempre com colher de pau, de silicone ou com fouet.

Para armazenar o brigadeiro de colher, utilize um recipiente de vidro esterilizado (mergulhe em água fervente por alguns minutos) e bem fechado.

Se preparado em fogo muito alto ou com movimento não uniforme, o açúcar do leite condensado carameliza e forma bolinhas na massa.



Deve ser feito com chocolate em pó, manteiga e leite condensado da Nestlé. Adicionais como gema de ovo (acelera o ponto), achocolatados (mais doces, em geral), e margarina (também altera o sabor), podem render excelentes brigadeiros,.

A cobertura deve ser exclusivamente de chocolate granulado. A bolinha precisa ter três centímetros de diâmetro, para caber em formas nº 5 e pesar cerca de 25 g. Esse cuidado permite degustar o brigadeiro em uma só mordida. se mesmo assim o cidadão resolver morder, o doce deve ter consistência meio puxa-puxa.(Eu não gosto dele puxa,gosto macio e Marcia Rosa diz que é a farinha de trigo nele que tira esse efeito puxa-puxa.Ana)

Dentro da boca, precisa derreter, sem grudar no dente. Deve ainda ser servido à temperatura ambiente (desde que não esteja calor demais). Na geladeira, o brigadeiro fica duro.
Fonte:Site/diariodonordeste
------------------------------------------------
CONSERVAÇÃO...
Qual o tempo de conservação dos brigadeiros?

1)R-O tempo de conservação pode ser de até 3 meses,se guardados em embalagens adequadas e no freezer.Costumo fazer e guardar em caixas de isopor próprias para alimentos e levar ao freezer pelo tempo citado acima.Quando for servir deixe por 2 horas na geladeira e estarão prontos pro consumo.
Fonte:katheryne c/

2)R-Fora da geladeira a validade é de 3 dias.
Se acondicionado em caixas plásticas com tampa e guardados na geladeira duram uma semana.
Os docinhos podem ser congelados.Primeiro coloque-os em um refratário e leve ao freezer.
Quando congelados coloque-os em caixas plásticas com tampa,por data e armazene por 3 meses.
Nena/http://br.answers.yahoo.com

****************************************************************
PARA VOCÊS QUE PRECISAM DE ORIENTAÇÃO SOBRE BRIGADEIRO,NESTE SITE ABAIXO PODEM ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS,VISITEM!
Receitas de Mãe


http://www.receitasdemae.com.br


Brigadeiro de Colher

Ingredientes para Brigadeiro Branco

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 gramas de chocolate branco em barra
  • 1 colher rasa (de sopa) de manteiga sem sal
  • ½ copo de leite
  • 1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo
Leve os 4 primeiros ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre até o doce desgrudar da panela. Retire do fogo e acrescente o creme de leite misturando bem. (Veja dicas no final da receita).


Ingredientes para Brigadeiro Preto

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (de sopa) rasa de manteiga
  • 2 colheres (de sopa) rasa de chocolate em pó
  • 1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo
Leve ao fogo brando os 3 primeiros ingredientes, mexendo sempre até o doce desprender do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente o creme de leite misturando bem.

Dicas de Mãe

Rendimento aproximado de 18 porcões.
Para um brigadeiro mais consistente e, inclusive para colocar em bisnagas: depois de acrescido o creme de leite, misture bem e volte a panela ao fogo, mexendo sempre, até obter o ponto de um mingau não muito grosso.
Coloque o brigadeiro de colher em copinhos de plástico transparente e decore com confeitos.
Poderá se preferir; fazer os copinhos de chocolate como mostra a foto.
Não deixe de visitar nossa categoria de Dicas e Curiosidades aqui no blog. Temos vários artigos sobre trabalhos com chocolate.

*********************************************************

Como Congelar Brigadeiro!
Por: Gisele Souza | 

Esses dias por algum motivo, comecei a pensar se era possível congelar Brigadeiro, afinal esse é o docinho mais querido nas festas e o mais trabalhoso de fazer. Lembro que quando eu era criança não conseguia enrolar brigadeiro de jeito nenhum, tudo ficava parecendo um disco voador, então eu só ficava com a parte de passar no granulado e abrir as forminhas, mas hoje já consigo enrolar brigadeiro, mas mesmo assim continua uma tarefa chata, então vou dar uma ajudinha pra vocês que precisam fazer vários brigadeiros para as festinhas.


Faça sua receita de Brigadeiro, deixe esfriar, enrole e passe no granulado.

Acomode os brigadeiros em uma forma untada, cubra com plástico filme e leve para o freezer até ficarem congelados.

Remova-os da forma e coloque em saquinhos para congelamento ou em um pote fechado, não se esqueça etiquetar com nome e data.


Quando for usar retire do freezer e comode nas forminhas de papel, mas faça isso com pelo menos 1 hora de antecedência para dar tempo de descongelar.


*Brigadeiro de Colher: 

Se preferir fazer brigadeiro para servir em colher ou copinhos, 
faça sua receita  de brigadeiro de colher como de costume e congele em um pote fechado, quando for usar tire do freezer com 1 hora de antecedência antes de servir.
Durabilidade: Os brigadeiros pode guardados por 3 meses no freezer.
Dica:Experimente tirar do freezer e jogar direto na boca, é geladinho e delicioso.
http://receitasdeminuto.com/congelar-brigadeiro/

*****************************************************************



Doces de Copinho –Como Fazer–


Como tornar o trabalho bem simples e limpo
Minha dica é o saco de confeiteiro descartável. Você encontra à venda em casas de produtos pra festa e/ou confeitaria. Eu pago R$1 por cada um aqui (no Centro de SG-RJ) e acho que vale cada centavo por me poupar tempo e garantir um trabalho mais limpo. Porque fica feio um doce de copinho com as laterais do copinho borradas, né não?! E depois que eu encho os copinhos não tenho mais nenhuma louça pra lavar, ó que beleza!
Minha outra super dica pra encher o saco de confeiteiro é essa aí de cima. Eu “visto” um copo grandão com o saco e despejo de uma só vez o doce, depois eu viro as abas pra cima, torço bem pra não vazar e fecho com aqueles arames que vêm nos pacotes de pão de forma.
E identifico com canetas pra retroprojetor. Na hora de encher os copinhos é só cortar a pontinha do saco com uma tesoura. FIM.

Rendimento das receitas
Sempre que for fazer doces pra festinhas, fique atenta ao rendimento. Procure na receita e quando não houver essa informação, teste antes. Digo isso porque comigo aconteceu de perder a noção por compará-los ao doce de enrolar que rende muito mais. Lógico que depende do tamanho do copinho que você comprar. Eu sempre uso os maiores de 40 ou 50ml… Acho que fica mais bonito e acho uma quantidade boa por pessoa. Menor que isso fica ruim até pra comer ---> Minha opinião!

Antecedência de preparo
A maioria dos emails que recebo é com a seguinte pergunta: Rita, quanto tempo antes da festa você faz?
Na véspera da festa ou no máximo na antevéspera. Se a festa for no sábado, no máximo na quinta. Nunca antes.Maaaaassss, agora eu descobri o fantástico mundo do congelamento de doces e essa antecedência pode ser bem, bem maior.

Congelamento e descongelamento
Gente! Eu demorei pra testar essa possibilidade de congelar porque fiquei com medo de alterar o sabor. Mas ó! Tá aprovado! Adiantou muito, muito a minha vida aqui na festinha da Rafa e o sabor ficou o mesmo. Super indico. Você pode congelar por até 3 meses os doces. Mas EU acho que 1 mês já tá mais que bom, né não?!? Eu fiz com 2 semanas antes.
Você congela dentro do próprio saco de confeiteiro, bem vedado e identificado (porque cajuzinho congelado e brigadeiro congelados são muito parecidos, né?). E se fizer com muita antecedência ou pra comer quando quiser é bom colocar a data que fez pra não se esquecer quanto tempo ele anda pelo seu freezer.
Pra descongelar é só tirar o doce umas 2 horas antes de colocar nos copinhos. Simples assim.
Texto reeditado:
OBS: Os docinhos que eu congelei foram: brigadeiro, bicho de pé, beijinho de coco e cajuzinho. ACHO que mousse no copinho não deve ser congelado. Porque ao descongelar vai perder a textura de mousse. E nem aconselho que se coloque sobre a mesa durante a festa. O bom é consumir geladinho e na consistência adequada. Outros doces como romeu e julieta eu não testei congelar, mas ACREDITO que não tenha problema nenhum pela consistência que é semelhante aos que eu testei.
Como armazenar até a hora de servir?
Você tem 2 opções (que eu saiba):
  • Colocar nos copinhos assim que você fizer e estes dentro de uma vasilha com tampa (pra não ressecar e não pegar cheiro) e geladeira até a hora da festa.
  • Ou deixar dentro dos sacos de confeiteiro dentro da geladeira e colocar nos copinhos um pouco antes da festa.
Fonte:http://www.pintomasnaobordo.com.br/
*****************************************************************



Receitas de Mãe
http://www.receitasdemae.com.br
Brigadeiros de Maracujá (Quatro versões)

Brigadeiro de Maracujá

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • ½ lata de suco de maracujá concentrado
  • 3 gemas peneiradas
  • ½ lata de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Confeito granulado amarelo
Modo de Preparo
  1. Em uma panela, em fogo baixo, mexendo sempre, leve o leite condensado, o suco de maracujá, as gemas, o creme de leite, a farinha, até desprender do fundo da panela.
  2. Coloque o brigadeiro em um refratário para esfriar.
  3. Depois de frio, modele em bolinhas e passe pelo confeito.
  4. Distribua os brigadeiro em aproximadamente 40 forminhas de papel.

Brigadeiro Cremoso de Maracujá

Ingredientes
  • 150 gramas de chocolate branco picado
  • 200 gramas de chocolate ao leite picado
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 ml de suco de maracujá concentrado
  • ½ xícara (chá) de creme de leite
  • 1 colher (café) de manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
Modo de Preparo
  1. Misture o chocolate branco com o chocolate ao leite. Só misturar; não derreter.
  2. Coloque os outros ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.
  3. Coloque o doce em um refratário e deixe esfriar.
  4. Modele os docinhos e passe-os no chocolate picado.
  5. Coloque os docinhos em aproximadamente 60 forminhas de papel.

Brigadeiro de Maracujá

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de suco de maracujá concentrado
  • 1 colher (sopa) de margarina sem sal
  • 50 gramas de chocolate branco picadinho
  • Gotas de limão a gosto
  • Confeitos amarelos
Modo de Preparo
  1. Com exceção dos confeitos, leve os demais ingredientes para uma panela, em fogo baixo, mexendo sempre até que desgrude do fundo da panela.
  2. Deposite o doce em um refratário e deixe esfriar.
  3. Modele o doce em bolinhas, passe-as nos confeitos e coloque em aproximadamente 40 forminhas de papel.

Brigadeiro de Maracujá Simples

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 gema peneirada
  • 1 colher (sopa) rasa de margarina sem sal
  • 3 colheres (sopa) de suco da polpa de maracujá
Modo de Preparo
  1. Faça o doce com os 3 primeiros ingredientes.
  2. Acrescente a polpa quando o brigadeiro estiver quase pronto.
Dicas de Mãe
Rendimento aproximado de 30 brigadeiros médios.
Curiosidade: em brigadeiro de maracujá é costume colocar 1 colherinha (café) de bicarbonato de sódio no suco para o doce não talhar.
Ah, não esqueça de sempre ler as Dicas de Mãe em todas as receitas publicadas.
Veja também a receita de Brigadeiro
O ponto do doce: o desgrudar da panela – para que se obtenha o ponto correto, tão logo o doce engrosse, tombe um pouco a panela (para verificar o fundo da panela) e verifique se o doce escorre ou desgruda do fundo da panela. Se o doce escorrer no fundo da panela; não está no ponto. Continue mexendo mais um pouco o doce e torne a tombar a panela para verificar o ponto. Se o doce descolar do fundo da panela sem escorrer; está no ponto. A cada, mais ou menos 5 mexidas no doce; tombe a panela.
Quando não fazemos o procedimento descrito acima, é comum passarmos do ponto. Quando o doce esfria, resulta num doce duro. Isso é válido para qualquer docinho cozido como Brigadeiro, Beijinho, Cajuzinho,…
***********************************************************************


Receita Básica de Brigadeiro

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sobremesa de glucose ou xarope de milho (opcional)
1 pitada de sal
Confeito para decorar (pode ser coco ralado, chocolate granulado etc

Modo de fazer

Em uma panela grande junte todos os ingredientes. Coloque no fogo e mexa sem parar, não se esquecendo das bordas da panela. Seu brigadeiro estará pronto quando você virar a panela de lado e a massa desgrudar totalmente do fundo.
Coloque a massa em uma travessa grande e espalhe. Cubra com plástico filme em contato com a massa. Leve para a geladeira. Quando a massa estiver gelada, faça bolinhas e passe no confeito.
brigadeiro gourmet coco


Brigadeiro de coco

Para esse brigadeiro, você vai precisar adicionar aos ingredientes:
160 g de chocolate branco
70g de coco ralado seco e mais para decorar
Obs.: o modo de preparo continua o mesmo da receita básica.
receita brigadeiro gourmet baunilha


Brigadeiro de baunilha

Para esse brigadeiro, você vai precisar adicionar aos ingredientes:
200 gramas de chocolate branco
Raspas de 2 favas de baunilha (não coloque a fava) ou 1 colher de sopa de pasta de baunilha
2 colheres de sopa de rum
Obs.: a diferença aqui é a inclusão do rum. Ele deve ser acrescentado após o brigadeiro ser retirado do fogo e já estiver morno. Misture até a massa ficar homogênea e prossiga com o preparo.

receita brigadeiro gourmet café



Brigadeiro de café

Para esse brigadeiro, você vai precisar adicionar aos ingredientes:
175 gramas de chocolate amargo (com 70% de cacau)
1 e 1/2 colher de sopa de extrato de café
Obs.: o modo de preparo continua o mesmo da receita básica.


receita brigadeiro gourmet nutella


Brigadeiro de Nutella

Para esse brigadeiro, você vai precisar adicionar aos ingredientes:
25 gramas de chocolate amargo 70%
80 gramas de chocolate ao leite 30%
120 gramas de Nutella
Obs.: o modo de preparo continua o mesmo da receita básica.


receita brigadeiro gourmet tradicional

Brigadeiro tradicional

Para esse brigadeiro, você vai precisar adicionar aos ingredientes:
170 gramas de chocolate ao leite 30%
Obs.: o modo de preparo continua o mesmo da receita básica.



MONTANDO OS BRIGADEIROS:
Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo cobertura e acomode em forminhas.

Dá para usar a criatividade nos ingredientes para enrolar os brigadeiros – Exemplos: Amêndoas laminadas, macadâmia triturada, castanha de caju picada e chocolate em pó amargo. O segredo é fazer a cobertura do brigadeiro logo depois de enrolar cada bolinha, porque elas estarão ainda molhadas com a manteiga, assim os ingredientes grudam melhor.

Tempo Total de Preparo: Cerca de 1 Hora

Dicas para venda:
Arrume os Brigadeiros em caixinhas para presentear.
É o tipo de presente que todos adoram, super personalizado e feito com carinho


Fonte: http://www.amandocozinhar.com/2013/03/5-receitas-de-brigadeiro-gourmet-para-vender-ou-presentear.html#ixzz3TFYjDqSZ

****************************************************************


Na Cozinha - Brigadeiro pode congelar!!!
Eu sempre encomendei brigadeiros nas festas que fazia por achar que daria muito trabalho enrolar cada um ou colocar nos copinhos, sem contar que na minha cabeça brigadeiro tinha que ser preparado de véspera... acabei de mudar de idéia! Ao preparar o chá de bebê, fiz mil pesquisas pra me inspirar, e encontrei uma super dica: os brigadeiros podem ser preparados com certa antecedência, e congelados uia!
Eles se conservam muito bem durante 3 meses. E o pior é que descobri também que eles são deliciosos até direto do freezer para boca hehehehe.
Preparei 150 unidades com uma facilidade que nem mesmo eu acreditei. Fiz aos poucos, em 3 receitas. A cada dia eu preparava uma receita, deixava esfriar, enrolava, passava no granulado e congelava separadamente. No dia seguinte era só colocar tudo em uma tupperware e começar de novo.

BRIGADEIRO
A receita que uso para 50 unidades (tamanho forminha n.5):

2 latas de leite condensado
1 c.s. rasa de margarina (com sal mesmo que realça o chocolate)
6 c.s. de chocolate em pó (uso aquele Nestlé dos dois frades)
2 pacotes de granulado (dos tradicionais, gosto do da marca pan, mas pode usar raspas de chocolate, ou aqueles granulados de chocolate belga, nozes picadas, pistache, etc.).

Não tem segredo né?! É cozinhar tudo até desprender do fundo da panela, aproximadamente 10, 12 minutos. Misturando sem parar para não queimar no fundo. Despejar em um refratário raso untado com margarina e deixar esfriar. 
Depois de frio, aconselho deixar meia hora na geladeira antes de enrolar. Unte as mãos LEVEMENTE com margarina, pegue uma colher de chá do brigadeiro e enrole. Passe no granulado (ou oq vc quiser) e disponha espaçadamente em uma assadeira ou refratário (se for servir direto, coloque nas forminhas).
Cubra o refratário com papel filme e leve os brigadeiros ao freezer. Depois de congelados, pode colocar um por cima do outro, sem apertar! em um tupperware e tampar bem.



No dia de usar retire do freezer e coloque em forminhas, com pelo menos 1 hora de antecedência.
Bom curinga pra se ter no congelador não? Nem que sejam 20 unidades, pra servir com um cafezinho... hum...
Também pode congelar beijinho, bicho de pé, moranguinho, cajuzinho, todos esses docinhos tradicionais.

Dica: Eu quis fazer da forma tradicional, porque estava até com saudades hehehehe, mas se quiser um brigadeiro de colher pra servir na colherzinha mesmo, que fica lindo e foge um pouco dos copinhos, basta cozinhar um pouco menos, uns 8 minutos já é o bastante ;)


58 comentários:

  1. A confeitaria Goulashe é uma referência aqui em Fortaleza, bem como a outra loja da família, a Balu. Estou imaginando um brigadeiro perfeito como este, afff. Água na boca. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom adorei essas dicas, prometi fazer nuns doces para uma amiga ppro fim de semana...são muitos deixa-los na geladeira já vai me ajudar d++++(vou começar amanhã mesmo)
    Obrigada!!
    Pri♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas,me serao super uteis!!
    muito obrigada
    Tenho uma encomenda grande de docinhos e nao sabia quanto tempo podia guarda-los na geladeira.
    Valeu!!!
    Neia de Genebra;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei as dica!!!
    Tenho uma duvida quanto a conservação do brigadeiro de colher.
    1. posso congelar? quanto tempo? em qual tipo de recipiente?

    ResponderExcluir
  5. Olá as dicas são otimas, tenho uma duvida no caso de congelar a bolinhas faço isto dentro das forminhas? Ao descongelar caso esteja nelas o papel não ficar umido? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem forminha.ao descogelar vai molhar.faço um pouco antes da festa poe celofane fica bonito

      Excluir
    2. Congelar smpre sem papel.

      Excluir
  6. Adorei a receita!!! aqui no sul chamamos o brigadeiro de negrinho...Gostaria de saber se posso congelar o brigadeiro de colher e também o prazo de validade do brigadeiro de colher na geladeira. Obrigado. Rafaela.

    ResponderExcluir
  7. E para fazer o brigadeiro na bisnaga, qual a melhor receita? Validade? DEixo na geladeira ou fora?
    O mesmo vale para o brigadeiro de colher??

    ResponderExcluir
  8. se deixar na geladeira nao chora e umidece?

    ResponderExcluir
  9. Se enrolo o brigadeiro de manhã no dia seguinte ele cria uma camada mais durinha em volta, mas por dentro ainda está macio.
    O que devo fazer para essa camada ressecada que criou em volta não existir???

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas...vou fazer brigadeiro e beijinho pra serem servidos sabado 22/02 ,comprei embalagens de papelao ( tipo os de pizza) posso fazer hj , enrolar e armazenar na geladeira???

    ResponderExcluir
  11. Quero fazer os brigadeiros num potinho de geleia para meu casamento. Se realmente tiver a validade de 3 meses vai ser otimo pois faço e vou guardanfo!!!

    ResponderExcluir
  12. Se tenho uma festa daqui à três dias,posso fazer o brigadeiro à três note e colocar em copinhos de acrílico em temperatura ambiente para servir no terceiro dia?

    ResponderExcluir
  13. Vc falou em farinha de trigo, quanto de farinha para cada lata de leite condensado?

    ResponderExcluir
  14. öla, ontem fiz brigadeiro de chocolate branco e cerejas, fiz tudo certo desgrudo da panela etc... Mais quando fui enrolar hoje ele ta muito mole, a bolinha achata.
    Minha pergunta é, depois de colocar na geladeira 1 dia, posso colocar novamente na panela?

    ResponderExcluir
  15. Farinha de trigo estraga o doce, não tem nada a ver. Brigadeiro original é os leite condensado, manteiga sem sal e chocolate ou cacau em pó. Tem saber dar o ponto. Deixar um pouco na geladeira ajuda a dar firmeza na hora de enrolar. Para brigadeiro de colher basta tirar do fogo antes, qdo começar a borbulhar.

    ResponderExcluir
  16. Qual a validade para casadinho enrolado no celafone e armazenado em potes de vidro?

    ResponderExcluir
  17. Olá estou montando uma loja de chocolate e gostaria de saber qto ao brigadeiro de colher deixo o na prateleira ou na geladeira ? Qual a validade de ambos?
    Obgda ! Fico no aguardo de um breve retorno..

    ResponderExcluir
  18. Oi Isabela,eu já ouvi dizer que colocando creme de leite e uma colher de sopa de glucose de milho evita ressecar.

    Visitem o blog:http://casadecasado.blogspot.com.br/2011/02/meu-primeiro-brigadeiro-gourmet.html
    A Janaina deste blog dá muitas dicas sobre brigadeiros,interessantes.
    Abaixo está aqui uma de suas dicas...

    "Deixe sempre em temperatura ambiente para não ressecar o doce e coma em até 3 dias para evitar a casquinha de açúcar.
    E para retardar esse efeito de cristais de açúcar tão desagradável, não esqueça do creme de leite."

    Obrigada a todos vocês pelas visitas ,eu não sou doceira,só faço para consumo próprio e gosto de pesquisar e postar aqui no blog receitas que possam ajudar quem precisa ou quer preparar para um aniversário de filhos ou aperfeiçoar sua receita.

    Boa noite uma semana abençoada pra todos vocês.

    Ana.

    ResponderExcluir
  19. Adorei seu blog obrigada por todas as dicas moro fora do Brazil por 40 anos tenho que me referir a internete para decobrir a Delicias do docinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita,você que mora fora do Brasil há 40 anos,ainda bem que você está fora ,aqui está uma loucura...
      Volte sempre,tudo de bom pra você.

      Excluir
  20. Bom dia
    Gostaria de saber se o brigadeira pronto, aquele da Moça, pode ser congelado também.

    ResponderExcluir
  21. Oi quero Vende. Quantos dias tura em temperatura anbiente

    ResponderExcluir
  22. RITA, TENHO A FESTA DA MINHA FILHA SABADO (07.11.15) E ESTOU QUERENDO FAZER OS DOCES HOJE QUINTA(05.11.15). POSSO GUARDAR NA GELADEIRA TAMPADOS SEM PRECISAR CONGELAR?

    ResponderExcluir
  23. quero vender em cantinas escolas qual durabilidade ou validade,

    ResponderExcluir
  24. Por favor. Me ajude! Tenho vontade de vender brigadeiros gourmet em casa, e tbm revender em lojas como fornecedora, gostaria de dicas como, que tipo de embalagem usar para ter um bom visual e tbm conservar o produto. E duração dos brigadeiros. Agradeço

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde,
    Minha festa será num sábado, posso fazer a massa na quinta e enrolar na sexta? ou fazer a massa na quarta e enrolar na quinta e deixar na geladeira?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde,
    Minha festa será num sábado, posso fazer a massa na quinta e enrolar na sexta? ou fazer a massa na quarta e enrolar na quinta e deixar na geladeira?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Oi, obrigada pelas dicas so quiris saber no freezer pode ficar 3 meses e no ar livre 3 dias, et na geladeira ? obrigada

    ResponderExcluir
  28. Muito bom. Vou fazer os da minha filha com antecedência.

    ResponderExcluir
  29. aniversario da minha bebe é domingo ja comecei a fazer hoje otima dica valeu muito obrigado

    ResponderExcluir
  30. Bom dia. Estou começando arresem a fazer brigadeiros, tenho uma duvida. Fiz ontem a massa de brigadeiro, beijinho e olho de sogra, eu posso levar a geladeira apenas e enrolar amanhã e vender no próximo dia. Sem congelar,somente na geladeira? Ele pode açucarar ou ficar ruim?

    ResponderExcluir
  31. Quando eu tirar os docinhos do frezer coloco direto nas forminhas não vai molhar? Estou com dúvida

    ResponderExcluir
  32. Estou com uma dúvida tirar os docinhos do frezer pode colocar direto na forminha não vai molhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixar descongelar por 2 horas , antes de enrolar.

      Excluir
  33. Adorei as dicas tenho muitos para fazer vou fazer amanhã e congelar obrigada ♥️

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, vc fala que apara deixar o brigadeiro macio , acrescenta trigo, mais com fermento ou sem fermento?

    ResponderExcluir