segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DICAS PRA FAZER SEU CHANTILLY...


CHANTILLY...
O creme chantilly nada mais é do que o creme de leite batido e adoçado. Opcionalmente, pode ser aromatizado com essência de baunilha ou com licor. É um creme muito usado em sobremesas, como as charlottes, ou, ainda, como decoração de pratos. O creme de leite pode ser batido tanto com um batedor manual como na batedeira elétrica. Mas cuidado para não bater demais, pois o creme se separa e o resultado será soro e manteiga. A receita abaixo rende 600 g.

Dicas para não errar o ponto do chantilly:

· O creme de leite fresco deve estar bem gelado.

· Para aumentar o volume do chantilly, resfrie o batedor e a tigela em que o creme de leite vai ser colocado. O melhor é deixar os utensílios no congelador por 1 hora.

· No momento de bater, o recipiente com o creme de leite deve estar dentro de uma tigela com gelo ou água gelada. O resultado será um creme muito mais volumoso e leve.

· Se preferir, use aromatizantes, como as essências, conhaque ou licor antes de bater o chantilly.

· Para os menos experientes, o melhor é bater o creme de leite com o batedor manual. Assim, é mais fácil observar as mudanças na textura do creme sem correr o risco de bater demais e perder o ponto.

Fonte:Site/tutomania

----------------------------------------------------

Chantilly p/ Cobrir Torta Morango,Bolos,etc...

"Chantilly Fácil"

500 ml de creme de leite fresco,
04 colheres de açúcar e
01 colher de chá de gelatina, dissolvida em 02 colheres de sopa de água e levar em banho maria pra dissolvê-la.
Bater tudo até dar o ponto de chantilly, tomar cuidado. Assim que as pás da batedeira tiverem cortando o chantilly, está pronto.
*********************************************************
RESPOSTAS A DÚVIDAS COM CHANTILLY

****O que fazer para o chantilly não derreter em dias quentes?****

-Em dias quentes, para evitar que o chantilly derreta, prepare um creme estabilizado:
Para ½ litro de creme de leite fresco gelado,adicione 1colher (chá) de gelatina sem sabor; hidratada com 1colher (chá) de água fria e derretida em banho-maria.
Bata o creme de leite com 3 colheres de(sopa)de GLAÇÙCAR.Quando o creme começar a engrossar,sem parar de bater,junte a gelatina ainda quente e continue batendo até obter o ponto de chantilly.

****Posso congelar chantilly?****

O chantilly não deve ser congelado, pois durante o descongelamento, a parte gordurosa se separa da liquida.


****Como faço um chantilly perfeito?****

Para obter um chantilly perfeito, deixe a tigela da batedeira e o batedor no freezer por pelo menos 15 minutos. Utilize sempre creme de leite fresco gelado e açúcar de confeiteiro, e bata na velocidade mínima da batedeira.
***************************************************************
DÚVIDAS GLACÊ


Como faço para preparar glacês rápidos?
_Para preparar glacês rápidos, use leite suco de frutas ou licor misturando com clara de ovo e açúcar de confeiteiro GLAÇÚCAR. O limão faz parte de quase todos os glacês porque ajuda a secá-los.

Quais tipos de glacês podem ser congelados?
_Os cremes de manteiga fresca e merengues.

Como faço para alisar o glacê sobre bolos?
_Você deve usa uma faca molhada com água quente se o glacê for amanteigado, ou fria se for a base de claras com açúcar.
******************************************************************
DICAS
*Como sei que meu bolo está assado?
Para ter certeza de que o bolo estará assado, espete um palito no centro da massa. Se o palito sair limpo a massa está pronta.


*Como faço para desenformar um bolo com mais facilidade?
Antes de desenformar um bolo passe uma faca sem serra nas laterais da fôrma para que ele se solte com maior facilidade. Se a forma for antiaderente, passe uma espátula de plástico resistente para não riscá-la. Caso o bolo esteja grudado, coloque a fôrma por alguns segundos sobre o fogo baixo para que se solte.

*Como faço para cortar uma massa em camadas?
Para cortar uma massa em camadas, use uma linha bem fina, umedecida com água. Primeiro, marque a altura do corte com uma faca. Depois passe a linha sobre a marca e vá puxando as duas pontas como uma serra, movimentando-a de um lado para o outro. A linha atravessa a massa, deixando-a reta e perfeita. Se preferir, utilize uma faca grande com serra.

*Como faço para cobrir bolos ou tortas?
Você deve fazer um circulo em volta do bolo com pequenos quadrados de papel duro ou cartolina, fixando-os levemente entre o bolo e prato de serviço. Eles protegem o prato enquanto as laterais do bolo são cobertas com cremes e glacês.
Após o trabalho, retire-os cuidadosamente, um a um.
Quando cobrir um bolo com glacê, pincele-o primeiro com uma porção de geléia. O glacê, além de aderir melhor, não se mistura com o farelo de massa. Utilize espátulas ou facas sem serras para espalhar o glacê
Fonte:http://www.docelar-uniao.com.br/docelar/br/faleconosco/faq.html#faq28
*
*Pra pessoas que estavam com dúvidas sobre chantilly eu pesquisei e achei essas respostas bem esclarecedoras,espero ter ajudado.

20 comentários:

  1. Oi Ana, essa de colocar gelatina para fazer chantilly não conhecia. O ponto do chantilly deve ficar mais firme. E chantilly é bom com qualquer coisa, hehehehhe, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula!
    Obrigada pela visita.
    Sim a gelatina é colocada pra ficar mais firme,fica melhor pra cobrir bolos.

    ResponderExcluir
  3. Olha, bater chantilly é uma arte!
    Adorei as dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Realmente são boas dicas, beijinhos linda

    ResponderExcluir
  5. Adorei todas as dicas. Imagino que deve ficar bem gostoso e consistente com todas estas ideias maravilhosas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. oi, boa noite esta gelatina que vc esta falando é gelatina sem sabor?

    bjus, lu

    ResponderExcluir
  7. essa dica da gelatina pode usar no chantilly industrial ? aquele sque compramos na caixinha ?

    ResponderExcluir
  8. gostaria e saber o momento exato de por a gelatina e tambem saber se tem que esperar esfriar a gelatina

    ResponderExcluir
  9. Ola..a receita da certo se usar o chantimix de caixinha aquele da amelia ou so da certo com o creme de leite fresco..sempre q faço chantilly e cubro o bolo dpois de tempo em temperatura ambiente o chantilly começa a derreter..o q faço para q isso nao aconteca o segredo é a gelatina no caso?:

    ResponderExcluir
  10. eu gostari de saber oq fazer para o chantilly nao derreta pq eu moro aq no nordeste e e um lugar muito quente nao tem nem como usar

    ResponderExcluir
  11. Nely, E.S

    eu ja uso a gelatina s/ sabor. gostaria de saber se posso usa-la no chantilly de caixa(pronto p/ bater)para que ele não derreta no calor.aqui em cachoeiro é muito quente.

    ResponderExcluir
  12. gostaria tambem de saber se posso pitangar s/ ter o risco dela derreter.Não sou confeiteira profissional, mas sempre faço alguns bolinhos e uso o chantilly de caixa e tambem o falso chantilly que é o creme de leite gelado , a mesma medida de açucar refinado e 1 colher(sp) de imulsificante e p/ firmar uso a gelatina s/ sabor.Tambem um aroma.É bom compartilhar c/ vcs. bjs

    ResponderExcluir
  13. 24/02/2010
    Nely, E.S
    pincelar o bolo c/ geleia antes de confeita-lo c/ glacê serve tambem p/ chantilly? gostaria da resposta. obgd, um abç.

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz ficou otimo obgda pela dica elas sao perfeitas

    ResponderExcluir
  15. Eu fiz ficou otimo obgda pela dica elas sao perfeitas

    ResponderExcluir
  16. Olá poderia usar o chantili com batido com a gelatina para fazer merengues?

    ResponderExcluir
  17. Posso bater só o creme de leite + açucar ? Quero só fazer um pra brincadeira de pergunta e respostas(torta na cara) . obrigado . otimo blog

    ResponderExcluir
  18. EU USO CHANTILY DE CAIXINHA QUE E SÓ BATER,MAS FICOU MOLE,TEM COMO CONSEGUIR O PONTO DELE ADICIONANDO OUTRO CHANTILLY GELADO.

    ResponderExcluir
  19. EU USO CHANTILY DE CAIXINHA QUE E SÓ BATER,MAS FICOU MOLE,TEM COMO CONSEGUIR O PONTO DELE ADICIONANDO OUTRO CHANTILLY GELADO,OU COLOCAR GELATINA SEM SABOR

    ResponderExcluir