domingo, 29 de março de 2009
Decoração Com Quadros
Não existe quadro indicado para este ou aquele ambiente. Entretanto, o estilo do quadro pode acompanhar o estilo da decoração. Por exemplo, se a sua sala de jantar é clássica, uma boa pedida é um quadro de natureza morta. Na sala de estar do mesmo estilo, telas de paisagem caem bem.
Além da decoração do ambiente, a iluminação também é fato importante. Se no ambiente existirem quadros, eles sem dúvida devem merecer uma atenção especial na sua iluminação, pois um feixe luminoso correto cria uma relação privilegiada entre o espectador e o quadro.
A composição com molduras
Existem vários tipos de quadros, desde os mais modernos e impressionistas até os quadros mais convencionais e clássicos. Dessa forma, o cuidado na hora de compor a tela com o ambiente e com a moldura é necessário.
"A primeira coisa que a pessoa deve observar na hora de escolher as molduras é preciso verificar a harmonia com a tela. Muita gente vem na loja com o interesse em determinada moldura, porque vai combinar mais com o ambiente, mas comete um erro quando não percebe que o tipo de moldura pode comprometer a informação do quadro em si", explica o proprietário de uma loja de molduras de Juiz de Fora, Itamar Martins
Em telas onde foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes, como vermelho, marrom e amarelo, o ideal é usar molduras com a mesma intensidade de cor, para não fazer um contraste muito grande que cause desconforto.
Quando as pinturas forem feitas com o uso de cores mais frias como azul, verde e branco, o conselho é a utilização de molduras prateadas ou de cores similares.
Alguns quadros são feitos com composição de telas, através de sobreposição de formatos e tamanhos distintos, quadros com recortes, com detalhes reais, como flores, latas e trigo, por exemplo, e com tapeçaria. Estes, nem sempre exigem molduras.
Os cuidados na hora de escolher a moldura
O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra, se um quadro simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena
Uma moldura côncava, ou seja, menos elevada no meio que nas bordas, aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra, portanto, é preciso sempre analisar a informação sugerida pelo artista
Uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa, ou seja, de saliência curva, que aparente uma distância com a parede
Trabalhos densos pedem molduras de linhas fortes para conter a imagem
Trabalhos delicados pedem molduras simples e leves, para não gerar um conflito
As molduras devem ser usadas, principalmente em telas lineares, sem muita preposição ou textura
Cores marcantes no passe-partout (primeira moldura, mais simples) ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva
Molduras com tonalidades claras, como bege, branco e laqueado, devem ser usadas para acentuar as cores
No caso de figuras e imagens com papel, quando for necessário o uso do vidro deve-se fazer a utilização de vidros anti-reflexo, para não comprometer a figura e nem transformar o quadro em um espelho
(Fonte:Acessa.com)
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