segunda-feira, 23 de março de 2009

Adoçantes...

Pior...
"Aspartame" - alternativa quase sem calorias ao açúcar, com poder adoçante 200 vezes superior ao do açúcar natural. Além de perder o sabor quando submetido a temperaturas superiores a 120ºC, assim que penetra no sistema digestivo, libera dois aminoácidos (ácido aspártico e fenilalaninae metanol), que não são metabolizados por portadores de uma deficiência genética chamada fenilcetonúria.

Muito utilizado em refrigerantes e bebidas em geral, além de gelatinas, sobremesas congeladas, cereais matinais e doces em geral, o aspartame vive uma polêmica quanto á sua toxicidade. Enquanto alguns estudos apontam uma conexão do adoçante com a morte de neurônios e o aparecimento de câncer em ratos, outros vão na direção contrária, garantindo que o adoçante é completamente seguro para consumo, sendo aprovado pelos órgãos reguladores dos Brasil e EUA, entre outros.





"Considerados Melhor"...



*Stevia este adoçante natural é extraído de uma planta originária da Serra do Amanbaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Cerca de 300 vezes mais doce do que o açúcar comum, é considerado sem toxicidade ao organismo. Pesquisas mostram que é uma boa arma no combate a obesidade e doenças cardíacas, podendo ser usado por diabéticos sem problemas. Sua grande desvantagem é o forte sabor amargo que deixa gosto um residual desagradável após a utilização. Além disso há indicações de que possa ter efeito anticoncepcional uso descoberto pelos indígenas.

*Frutose açúcar encontrado principalmente nas frutas, mas também nos cereais, vegetais e mel. Por ser metabolizada no fígado, sem a presença de insulina, é bastante usada na fabricação de alimentos para diabéticos. Também utilizada por atletas, pessoas com problemas gástricos e cardíacos e por quem procura emagrecer. O único alerta é que essa variação de adoçante contém calorias e, dependendo da quantidade, pode engordar.

Fonte:Alimentação.yahoo.minhavida

3 comentários:

  1. Legal o texto...sempre é bom andarmos bem informados...

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. DEVEMOS FICAR ATENTOS COM O Q. INGERIMOS...
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, sei que o pior é o primeiro, aqui em casa só tomamos o stevia, na verdade o verdadeiro stevia não adoça quase nada.
    Fiquei surpresa com o stevia ser um possível anticoncepcional.


    Beijão e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir