sábado, 3 de outubro de 2009

DICAS SOBRE BRIGADEIRO E SUA CONSERVAÇÃO.



Prática:

Embora simples, o preparo do brigadeiro requer alguns cuidados. Para iniciantes (considerando que exista isso no caso do brigadeiro), o mais chato de acertar é o ponto. Proprietária da confeitaria Goulashe, Bernardeth Frota dá a dica: quando a massa começa a despregar da lateral da panela, já está pronta. “É preciso mexer sempre, com agilidade, raspando as bordas e o fundo da panela. O ideal, para uma lata de leite condensado, é fogo médio. Se cozinhar em chama alta ou em panela de fundo fino, pode queimar ou ficar duro”, avisa.

O brigadeiro não pode ser mole ou duro demais. No entanto, há duas consistências possíveis. O de bolinha é mais firme em relação ao de colher, por isso deve cozinhar mais tempo. “Leva em torno de cinco minutos até começar a despregar da panela. Para enrolar as bolinhas, precisa deixar mais um pouco no fogo, até começar a pregar no fundo. Aí tira”, explica Evelyn Vale, proprietária da Evelyn Patisserie.

As duas profissionais utilizam chocolate em pó com 50% de cacau na composição. “Um chocolate de boa qualidade é fundamental. Quanto à manteiga, o ideal é com baixo teor ou sem sal. Na loja utilizamos margarina”, observa Frota. Outra dica importante revelada pelas duas é untar o recipiente com manteiga antes de despejar o brigadeiro. “Isso evita que o doce grude e facilita na hora de enrolar”, explica Vale.

Por fim, um detalhe importante: a cobertura com granulado de chocolate. “Se quiser variar, pode colocar pistache ou raspas de chocolate. Fica sofisticado”, ensina Frota

SUCESSO

Brigadeiro branco leva leite condensado e manteiga (chocolate branco é opcional). Com essa base é possível fazer novos doces.

Para deixar o brigadeiro mais leve, pode-se acrescentar creme de leite quando a mistura começar a encorpar (cerca de meia lata de creme para cada uma de leite condensado).

Para incrementar o sabor do brigadeiro, pode-se acrescentar especiarias (como baunilha), temperos ou bebidas alcoólicas. Mexa sempre com colher de pau, de silicone ou com fouet.

Para armazenar o brigadeiro de colher, utilize um recipiente de vidro esterilizado (mergulhe em água fervente por alguns minutos) e bem fechado.

Se preparado em fogo muito alto ou com movimento não uniforme, o açúcar do leite condensado carameliza e forma bolinhas na massa.



Deve ser feito com chocolate em pó, manteiga e leite condensado da Nestlé. Adicionais como gema de ovo (acelera o ponto), achocolatados (mais doces, em geral), e margarina (também altera o sabor), podem render excelentes brigadeiros,.

A cobertura deve ser exclusivamente de chocolate granulado. A bolinha precisa ter três centímetros de diâmetro, para caber em formas nº 5 e pesar cerca de 25 g. Esse cuidado permite degustar o brigadeiro em uma só mordida. se mesmo assim o cidadão resolver morder, o doce deve ter consistência meio puxa-puxa.(Eu não gosto dele puxa,gosto macio e Marcia Rosa diz que é a farinha de trigo nele que tira esse efeito puxa-puxa.Ana)

Dentro da boca, precisa derreter, sem grudar no dente. Deve ainda ser servido à temperatura ambiente (desde que não esteja calor demais). Na geladeira, o brigadeiro fica duro.
Fonte:Site/diariodonordeste
------------------------------------------------
CONSERVAÇÃO...
Qual o tempo de conservação dos brigadeiros?

1)R-O tempo de conservação pode ser de até 3 meses,se guardados em embalagens adequadas e no freezer.Costumo fazer e guardar em caixas de isopor próprias para alimentos e levar ao freezer pelo tempo citado acima.Quando for servir deixe por 2 horas na geladeira e estarão prontos pro consumo.
Fonte:katheryne c/

2)R-Fora da geladeira a validade é de 3 dias.
Se acondicionado em caixas plásticas com tampa e guardados na geladeira duram uma semana.
Os docinhos podem ser congelados.Primeiro coloque-os em um refratário e leve ao freezer.
Quando congelados coloque-os em caixas plásticas com tampa,por data e armazene por 3 meses.
Nena/http://br.answers.yahoo.com

16 comentários:

  1. A confeitaria Goulashe é uma referência aqui em Fortaleza, bem como a outra loja da família, a Balu. Estou imaginando um brigadeiro perfeito como este, afff. Água na boca. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom adorei essas dicas, prometi fazer nuns doces para uma amiga ppro fim de semana...são muitos deixa-los na geladeira já vai me ajudar d++++(vou começar amanhã mesmo)
    Obrigada!!
    Pri♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas,me serao super uteis!!
    muito obrigada
    Tenho uma encomenda grande de docinhos e nao sabia quanto tempo podia guarda-los na geladeira.
    Valeu!!!
    Neia de Genebra;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei as dica!!!
    Tenho uma duvida quanto a conservação do brigadeiro de colher.
    1. posso congelar? quanto tempo? em qual tipo de recipiente?

    ResponderExcluir
  5. Olá as dicas são otimas, tenho uma duvida no caso de congelar a bolinhas faço isto dentro das forminhas? Ao descongelar caso esteja nelas o papel não ficar umido? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem forminha.ao descogelar vai molhar.faço um pouco antes da festa poe celofane fica bonito

      Excluir
    2. Congelar smpre sem papel.

      Excluir
  6. Adorei a receita!!! aqui no sul chamamos o brigadeiro de negrinho...Gostaria de saber se posso congelar o brigadeiro de colher e também o prazo de validade do brigadeiro de colher na geladeira. Obrigado. Rafaela.

    ResponderExcluir
  7. E para fazer o brigadeiro na bisnaga, qual a melhor receita? Validade? DEixo na geladeira ou fora?
    O mesmo vale para o brigadeiro de colher??

    ResponderExcluir
  8. se deixar na geladeira nao chora e umidece?

    ResponderExcluir
  9. Se enrolo o brigadeiro de manhã no dia seguinte ele cria uma camada mais durinha em volta, mas por dentro ainda está macio.
    O que devo fazer para essa camada ressecada que criou em volta não existir???

    ResponderExcluir
  10. amei o site parabens...

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas...vou fazer brigadeiro e beijinho pra serem servidos sabado 22/02 ,comprei embalagens de papelao ( tipo os de pizza) posso fazer hj , enrolar e armazenar na geladeira???

    ResponderExcluir
  12. Quero fazer os brigadeiros num potinho de geleia para meu casamento. Se realmente tiver a validade de 3 meses vai ser otimo pois faço e vou guardanfo!!!

    ResponderExcluir
  13. Se tenho uma festa daqui à três dias,posso fazer o brigadeiro à três note e colocar em copinhos de acrílico em temperatura ambiente para servir no terceiro dia?

    ResponderExcluir
  14. Vc falou em farinha de trigo, quanto de farinha para cada lata de leite condensado?

    ResponderExcluir