domingo, 6 de dezembro de 2009

VINAGRE AJUDA A REDUZIR AÇÚCAR NO SANGUE...


Vinagre pode Ajudar a Reduzir Açúcar no Sangue, indicam estudos


ANAHAD O'CONNOR do New York Times

O fim do ano é uma temporada que representa perigos especiais para pessoas com diabetes e outras que são sensíveis aos picos de açúcar no sangue após grandes refeições.

No entanto, vários estudos têm revelado uma possível forma de reduzir o impacto de um prato carregado de carboidratos: adicionar um pouco de vinagre. Isso parece ajudar a desacelerar a absorção de açúcar de uma refeição na corrente sanguínea, aparentemente porque o vinagre ajuda a bloquear enzimas digestivas responsáveis por converter carboidratos em açúcar.

Um estudo realizado por pesquisadores italianos mostrou, por exemplo, que quando indivíduos saudáveis consumiam cerca de 4 colheres de chá (20 mililitros) de vinagre branco como tempero de salada com uma refeição que incluía pão branco com menos de 50 gramas de carboidrato, havia uma redução em 30% em sua resposta glicêmica, ou aumento do açúcar no sangue, em comparação a indivíduos que comiam salada temperada com vinagre neutralizado.

Em 2004, um estudo publicado no "Diabetes Care", um jornal da American Diabetes Association, descobriu efeitos similares em pessoas com diabetes ou regulagem inadequada de insulina que consumiam uma solução de vinagre ou placebo antes de uma refeição cheia de carboidratos.

Nada substitui o aumento da prática de exercícios e o controle das porções ingeridas, afirmou Sue McLaughlin, porta-voz da associação. Porém, ela disse que as pessoas com diabetes podem achar que vale a pena tentar consumir duas refeições similares --uma com vinagre e outra sem vinagre-- e comparar seu efeito nos níveis de açúcar no sangue.

Conclusão: estudos sugerem que adicionar vinagre a uma refeição pode reduzir seu impacto no nível de açúcar no sangue

http://www1.folha.uol.com.br/folha/
-------------------------------------------------------------------------------
Os Benefícios do Vinagre de Maçã


Durante muito tempo, o Vinagre de Maçã tem ajudado as mulheres a viverem de um modo mais saudável. A pectina, um dos seus principais constituintes, é uma fibra solúvel com uma incrível capacidade de diminuir os níveis de colesterol, diminuindo também a quantidade de gordura que o organismo absorve.

Na verdade, desde o tempo dos antigos Egípcios (3000 A.C.) que o Vinagre de Maçã tem sido usado para tratar uma série de doenças e como fonte de nutrientes. Hipócrates (300 A.C.) – o pai da medicina – exaltou as propriedades do Vinagre de Maçã.

Saiba quais os benefícios do Vinagre de Maçã:

1. Redução de Peso: Alguns investigadores supõem que o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente, ou pela redução do apetite ou simplesmente só por melhorar a eficiência do metabolismo. Qualquer que seja o seu mecanismo de ação sabe-se que tem ajudado inúmeras mulheres a atingirem o seu peso desejado.

2. Metabolismo: Quando se trata de tentar obter o peso desejado, promover a eficiência do metabolismo é absolutamente obrigatório, caso contrário, os alimentos não serão metabolizados corretamente, resultando num excesso de gordura que se vai acumular no corpo. O Vinagre de Maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura. Outra ajuda extra, para a boa absorção dos nutrientes, provém dos ácidos málico e tartárico que se encontram no Vinagre de Maçã. Estes matam as bactérias prejudiciais que se encontram no nosso aparelho digestivo.

3. Colesterol: Os níveis elevados de colesterol contribuem para o aparecimento das doenças cardíacas. Para a sua prevenção, é fundamental que se siga um modo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada, baseada em cereais, vegetais e frutos frescos, mantendo o peso ideal, praticando exercício físico regularmente e evitar alimentos processados, carnes gordas, fritos, molhos, manteigas, etc. Outra importante medida é adicionar fibra à dieta, especialmente o tipo de fibra que se encontra no Vinagre de Maçã. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura e colesterol e promovendo a sua eliminação pelas fezes.

4. Obstipação*: A obstipação é referida por muitos médicos e nutricionistas como sendo a principal causa de muitas doenças. Esta teoria tem toda a lógica, porque se os intestinos não funcionarem adequadamente, começam a acumularem-se produtos tóxicos, durante muito tempo, o que acaba por provocar a sua absorção pela corrente sanguínea. Por outro lado, à medida que envelhecemos, o nosso organismo começa a produzir menos ácidos digestivos (ácido clorídrico) e menos enzimas digestivas, o que vai agravar a obstipação. Quando adicionamos fibra à nossa dieta, tal como a pectina, que se encontra no Vinagre de Maçã, estamos a proporcionar ao nosso organismo um trânsito intestinal regular e uma eliminação adequada.
(*) O termo obstipação se refere a condição que o ritmo intestinal é irregular e a consistência das fezes é geralmente endurecida e ressecada.

Fonte:http://mulher.sapo.pt/JE1/394189.html

Outros benefícios:

Anemia: Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades. Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

Artrite: Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite. Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

Asma: Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

Cabelos: Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.

Cãibras: Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.

Calos: Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

Caspa: Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

Catarata: O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.

Coceira na Pele: Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

Coceira nos Olhos: Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.

Colesterol: O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

Cravos e Espinhas: À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

Digestão Difícil: O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.

Dor de Garganta: Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

Dor de Cabeça: Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

Dor de Estômago: Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1. colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

Esquecimento: Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de urna mente viva por muito mais tempo.

Flatulência (Gases): Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.

• Atenção: As dicas e receitas não são prescrições médicas, e sim meramente informativas da utilização popular do Vinagre de Maçã. Antes de tratar-se com o Vinagre de Maçã, consulte o seu médico, em especial se possuir doenças crônicas ou estiver fazendo uso de remédios químicos.
Fonte:falandodereceitas.wordpress.com

6 comentários:

  1. Oi minha querida!

    Por favor me confirme se você recebeu meu e-mail com o nome da sua amiga secreta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as receitinhas vou fazer algumas, bjs help.cabral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Encontrei seu blog quando buscava pelos benefícos do vinagre. Passeei por tudo e adorei! Parabéns, seu blog é muito interessante, virei seguidora.
    Beijos.
    Dinorah

    ResponderExcluir
  4. Eu sou o Dany Bondo, dizer a verdade esse blog é muito interessante, vou tentar fazer o que acabei de ler, penso que é uma valia para mim de saber como o vinagre de maça pode me ajudar a ultrapassar alguns problemas que afeta a minha saúde, espero que não pararem
    por aqui, continuam a fazer o vosso trabalho de investigação para salvarem milhares de vida, Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Eu estava com meu colesterol em 274, após 2 meses tomando uma colher de sopa de vinagre de maçã antes do almoço e outra antes do jantar e sem dieta alguma, meu colesterol baixou para 243. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  6. Eu estava com meu colesterol em 274, após 2 meses tomando uma colher de sopa de vinagre de maçã antes do almoço e outra antes do jantar e sem dieta alguma, meu colesterol baixou para 243. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir