quinta-feira, 30 de novembro de 2017

UMA BOA IDEIA PARA SEU PETISCO DE NATAL...

Mini Rocamboles de Pão de Forma


Esses rocamboles são uma opção fácil para quem não tem muita experiência na cozinha e vai receber visitas em casa. Pode ser com muitos sabores, criando à vontade e do seu jeito. Passo aqui alguns ingredientes que prefiro, pois como o pão de forma tem 5 ou 6 camadas, pode ser feito de vários sabores. Mas a base é uma só:  pão de forma, uma camada de patê, alface, 1 tipo de frio fatiado (ou frango desfiado), 1 camada de maionese e enrolar no filme plástico. A seguir, descrevo os ingredientes já com algumas opções de variação:
Ingredientes:
1 pacotes de pão de forma sem casca e de comprido (para torta)
1 xícara de cream cheese, ou maionese, ou creme rosê
1 xícara de patê: pode ser de ervas finas, azeitona preta, etc.
200 g de  algum tipo de frios: salaminho, lombinho canadense, peito de peru, presunto, etc.
300g de queijo prato ou mussarela (ou ainda metade de cada um)
1 maço de alface ou rúcula


Modo de Fazer:
Com um rolo de pastel, estique as fatias de pão de forma até que elas fiquem bem finas. Espalhe sobre a fatia um pouco do patê de azeitonas, uma camada de salame, uma camada de queijo prato, outra camada de salame e alface. Deixe 2 dedos do pão sem recheio para a hora de enrolar. Faça, então, um rocambole, enrolando bem apertado, terminando no lado que ficou sem recheio. Envolva o rolinho com plástico filme bem apertado. Repita essa operação até os pães acabarem.
Para o de lombinho, fiz a mesma coisa substituindo o patê de azeitona pelo de ervas, o salame pelo lombinho e o queijo prato pela mussarela.
Leve todos os rolinhos embrulhadinhos para a geladeira. Quando estiver próximo a hora de servir, tire um rolinho de cada vez, desembrulhe-o e com uma faca bem afiada, corte os rolinhos, como se fossem sushis. Aí vai do seu gosto. Como eu ia servir uma quantidade razoável de pessoas, achei melhor fazer as lâminas bem finas, mas não há problema em cortá-las mais espessas.
(adaptado de Chef Liloca)

    Foto: arteesabordeminas.blogspot.com


******************************************************************************
Linguiça Assada com Legumes






Linguiça Assada com Legumes

Ingredientes
- 1 kg de linguiça fresca para churrasco
- 1 ½ kg de batata
- 2 cebolas grandes
- 3 tomates
- 3 dentes de alho amassados
- sal a gosto
- 4 colheres de sopa de azeite
- ½ colher de café de pimenta calabresa
- ½ colher de sopa de salsinha desidratada
- ½ colher de sopa de alecrim

Modo de Preparo
- Assista ao vídeo.

****************************************************************************************************



****************************************************************************************************


Ingredientes

Para os legumes

  • 1 cebola roxa
  • 1 xícara (chá) de tomates grape
  • 200 g de vagem holandesa
  • 1 pimentão amarelo
  • azeite para pincelar os legumes
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o risoto

  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
  • 1 filé de peito de frango
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão (com 1 folha)
  • 1/2 xícara (chá) de caldo de laranja
  • 1 litro de água
  • 1 folha de louro
  • 2 cravos-da-índia
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de queijo de cabra tipo chevrotin (ou outro queijo firme) ralado fino
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • sal a gosto

Modo de preparo


Dos legumes

  1. Lave e seque os tomates, a vagem e o pimentão. Mantenha as vagens inteiras; corte os tomates ao meio; descarte o cabo e as sementes e corte o pimentão em cubos médios. Sem descartar a raiz, descasque e corte a cebola ao meio e cada metade em 3 gomos.
  2. Leve ao fogo médio uma bistequeira (ou frigideira grande, de preferência antiaderente) para aquecer. Enquanto isso, pincele azeite nos legumes. Coloque uma parte dos legumes na bistequeira e deixe por cerca de 3 minutos, até ficarem tostadinhos - não coloque todos de uma só vez, eles precisam ficar em contato com o fundo da bistequeira para grelhar. Atenção para o tomate que leva menos tempo para ficar pronto.
  3. Vire com uma pinça para tostar por igual. Transfira para uma travessa, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Repita com o restante. Você também pode utilizar outros legumes como alho-poró, cenoura, couve-flor e couve-de-bruxelas.

Do risoto

  1. Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura na parte fina do ralador. Lave, reserve uma folha e pique o talo de salsão em cubinhos.
  2. Leve ao fogo médio uma panela de pressão sem a tampa. Quando aquecer, regue com o azeite e adicione a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos.
  3. Adicione o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com ½ xícara (chá) da água e o caldo de laranja. Mexa até secar.
  4. Junte o restante da água, o filé de frango, a folha de salsão e a cebola cravejada. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos. Desligue o fogo imediatamente e, com a ajuda de um garfo, levante a válvula para tirar a pressão.
  5. Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Retire o filé de frango, as folhas de salsão e a cebola cravejada. Reserve o filé de frango para outra preparação e descarte a cebola e o salsão.
  6. Acrescente a manteiga e o queijo de cabra ralado. Tempere com sal e misture bem. Transfira o risoto para uma tigela e sirva a seguir com os legumes grelhados.

2 comentários:

  1. Oi Ana, bt!
    Adorei a sugestão dos mini rocamboles.
    Amiga, estou passando p/agradecer seu carinho e desejar um 2018 maravilhoso p/vc e p/sua família. Com certeza estaremos juntas comemorando nossas vitórias nesse novo ano!
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana
    Idéia genial.Adorei.
    Feliz e abençoado Ano Novo.Saúde,paz e muita luz.
    Beijos

    ResponderExcluir