terça-feira, 25 de maio de 2010
EXERCÍCIOS PARA AFIAR O CÉREBRO/BENEFÍCIOS DO CAFÉ...
21 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado
Evitar fazer tudo no automático ajuda a turbinar a memória e a concentração
O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.
A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.
"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente".
Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, porém, tais habilidades em nada se relacionam com a memória.
"Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero", explica o especialista.
"Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer".
21 dicas para você montar seu treino
O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:
1-Use o relógio de pulso no braço direito;
2-Ande pela casa de trás para frente;
3-Vista-se de olhos fechados;
4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado;
6-Veja as horas num espelho;
7-Troque o mouse do computador de lado;
8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;
9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;
12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef;
13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;
14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes.
16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;
17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;
18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;
20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;
21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?
*Hábitos saudáveis
Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis.
"A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor", explica o especialista.
Fonte:http://yahoo.minhavida.com.br/
------------------------------------------------------------------------------------
Aproveite os benefícios do café e saiba preservar seu sabor
No dia nacional do café, uma boa notícia: o pó brasileiro vai ficar mais puro. Aprenda truques para deixar mais saborosa essa bebida que faz bem à saúde.
Fabiana Almeida Belo Horizonte
“A primeira coisa do dia é meu cafezinho, se eu não tomar eu não pego no tranco”, diz Gracia Maria Fonseca, dona de casa. Isso porque o café absorve a adenosina, uma substância que provoca cansaço e sonolência.
“Melhora o nível de alerta, atenção, concentração”, explica Rodrigo Luiz Barbosa Lima, médico do sono. Mas é bom não tomar café de estômago vazio, principalmente quem sofre de algumas doenças. “Gastrite, refluxo, pessoas que tem transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, pressão alta mal controlada, arritmia cardíaca”, alerta o médico do sono.
A recomendação é tomar no máximo quatro xícaras de café por dia, mas nada de exagerar no tamanho da xícara para poder tomar mais, a quantidade ideal por xícara é de 150 mililitros, uma xícara tradicional de café bem cheia.
A cafeína é estimulante mesmo, por isso a recomendação é tomar o último café até às quatro da tarde para não atrapalhar o sono.
E pra ele ficar saboroso, preste atenção a estas dicas: mesmo que o prazo de validade seja maior, prefira o produto embalado há um mês e meio no máximo aconselha a especialista. “O pó tem que ter uma boa aparência, não deve ser um pó muito preto, a cor ideal é um marrom mais pra claro”, diz Magda Dias Leite, barista.
Guarde o pó em um recipiente fechado ou então: “Dobre o saquinho e use aquele famoso pregador de roupa para fechar”, explica Magda Dias Leite, barista. E acredite, o ideal é guardar na geladeira. “A baixa temperatura retarda a oxidação”.
Use água mineral ou filtrada. “Nunca o pó na água, sempre a água no pó. Quanto mais tempo o café fica em contato com a água, mais cafeína ele libera e a cafeína é que deixa o gosto amargo”, afirma a especialista.
O café deve ficar mais saboroso. Algumas indústrias misturavam até trinta por cento de impurezas como cascas e madeira no pó, uma norma publicada nesta segunda-feira determina um limite de um por cento.
A norma sobre a redução de impurezas no café só entra em vigor em fevereiro do ano que vem.
Fonte:globo.com/Jornal Hoje
-------------------------------------------------------------------------------------
E POR FALAR EM CAFÉ,NADA MELHOR DO Q. UMA RECEITINHA COM ELE.
COMO MASCARPONE É CARO PORQUÊ NÃO FAZER UM SEM O DITO RSRS...
Falso Tiramisu
Ingredientes:
100g. de requeijão catupiry
100g. de leite condensado
100g. de ricota
2 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ xícara (chá) de café forte
1 pacote de biscoito champagne
500g. de chocolate meio amargo
250g. de creme de leite
Modo de Preparo:
Bata em um processador ou liquidificador, o requeijão, o leite condensado, a ricota, as gemas e a essência, até formar um creme
Quebre os biscoitos e reserve
Derreta o chocolate meio amargo e acrescente o creme de leite, bata até formar um creme liso
Montagem:
Em taças individuais, coloque um pouco do creme de chocolate, uma camada de biscoitos
Regue os biscoitos com o café, uma camada do creme de queijo, mais uma camada de biscoitos
Regue com café e finalize com uma camada de creme de chocolate
Decore e sirva bem gelado
Fonte://www.almanaqueculinario.com.br/Receita de TETE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Ana,as dicas são otimas adorei.,a receita deve ser uma delicia vou fazer.Beijo Lu
ResponderExcluirMuito boas as dicas dicas!
ResponderExcluirTenha um lindo dia!
OLá Ana parabéns pelo post, maravilhoso do começo até o tiramisú. :))
ResponderExcluirÔ MENINA, OBRIGADA PELOS ELOGIOS, PARABÉNS PELAS REPORTAGENS E DICAS. Bjs
ResponderExcluirOi Ana!
ResponderExcluirQue importante esses artigos, valeu!
Tenho visto tantas receitas de Tiramissu, agora q aprendi fazer os biscoitos vou aproveitar a receita,
Obrigada e bjos,
Eliane
receitaserecipestop.blogspot.com
Olá Ana,
ResponderExcluirDesculpe a demora para retribuir a visitinha, adorei o seu cantinho e já sou fã,
Tenha uma noite de Paz...
1000 Beijokinhas