Você sabia que você pode limpar o seu tapete usando sal? O sal é um agente extraordinário de limpeza e desodorização para toda sua casa. Esse artigo possui várias receitas para soluções caseiras de limpeza que podem competir com muitos produtos comerciais atuais. Portanto, encha o armário de sal e esteja pronto para enfrentar a limpeza mais difícil da sua casa. Vamos começar com o banheiro.
Pias: faça uma pasta de aguarrás com sal para restaurar fixações esmaltadas brancas que amarelaram. Use em pias, banheiras ou vasos sanitários. Aplique, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, passe uma esponja úmida.
Tapete: as manchas de tapete são muito difíceis. O sal está aí para ajudar.
Mancha gordurosa: para uma mancha gordurosa no tapete, remova primeiro o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com sal. Isso evitará que a mancha de gordura se espalhe. Em seguida, siga as instruções do fabricante de tapetes. Pode ser necessária uma solução de limpeza à seco ou um detergente de enzimas.
Gordura: remova manchas de gordura de um tapete com uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante, indo na mesma direção da felpa do carpete e, em seguida, enxágüe com água.
Vinho tinto: retire imediatamente toda a umidade do vinho derramado e pulverize aárea com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado) Em seguida limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.
Revitalize sua mobília: a mobília pode durar mais quando você consertá-la, especialmente quando o sal é utilizado.
Vime: evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixe secar no sol.
Madeira: quando um prato quente ou água tiver estragado a superfície de uma mesa de madeira, tire a mancha com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal. Limpe com a pasta e esfregue levemente com um tecido macio.
Estanho: o estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover o resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.
Metal: para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo.
Limpe manchas de peças decorativas de cobre espirrando vinagre e sal nelas. Esfregue as peças com uma esponja e enxágüe cuidadosamente, verificando se removeu todos os rastros sal. Repita, se necessário.
Limpe latão ou cobre levemente manchado com um pedaço de limão mergulhado no sal. Enxágüe quando tiver terminado.
O sal também pode ser o melhor amigo do faz-tudo. Continue ligado no Blog da Refimosal, na próxima semana falaremos de outros usos para o sal.
Diferentes usos do sal na limpeza
O sal também pode ser aliado da dona de casa na hora da limpeza.
Limpeza da cozinha
Para limpar gordura das panelas de ferro, espalhe um pouco de sal na panela e deixe descansar por um tempo. Depois disso, retire o excesso de sal com um papel toalha e a lavagem da panela ficará bem mais fácil.
Para remover as manchas escuras que o café e o chá deixam nas xícaras de louça, você também pode usar essa mesma técnica com o sal.
Para eliminar manchas de vinho tinto de tecidos, primeiro retire o máximo de líquido possível da área onde foi derramada a bebida. Jogue sal na mancha e deixe descansar por quinze minutos. Depois desse tempo, o sal ficará rosa, pois deverá absorver o resto de vinho que ficou no tecido. O próximo passo é limpar a mancha com uma solução de uma xícara de água e outra de vinagre.
O sal também pode ser utilizado para diminuir o cheiro ruim de garrafas térmicas e garrafas “squeeze”. Deixe uma colher de sal dentro da garrafa e aguarde alguns minutos. Em seguida, enxágue a garrafa e lave normalmente com sabão de sua preferência.
Limpeza do banheiro
Para limpar a pia, o vaso sanitário ou a banheira, você pode fazer uma mistura de água raz e sal. Aplique a pasta nas fixações esmaltadas e deixe descansar por quinze minutos para tirar o amarelo encardido. Depois disso, passe uma esponja úmida para limpar.
Para limpar o piso, adicione meia xícara de sal em um balde com água morna. Aplique a mistura com um esfregão e depois enxágue o chão.
Limpeza de sala e quartos
Para limpar tapetes e carpetes com manchas de gordura ou vinho, retire o máximo possível do líquido presente na mancha e a cubra com sal. Deixe descansar e depois remova o sal e limpe conforme as instruções do fabricante do tapete.
Para dar brilho em peças decorativas feitas de bronze, prata, cobre, estanho, faça uma mistura com partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Aplique e deixe descansar. Remova o sal com uma escova macia e passe um pano seco em seguida para dar brilho à peça.
Pitadas de sal nos tecidos ajudam a retirar o mau cheiro, servem como desodorizadores. Para tirar o mau cheiro de sapatos, coloque duas colheres de sal em cada par. Esfregue bem e depois deixe no sol por meia hora para eliminar o chulé.
Agora que você conhece outros usos do sal, pode começar a diminuir seu consumo nas refeições e aumentar o uso do sal na limpeza da casa. Assim você evita a ingestão excessiva de sal e o uso de produtos químicos na hora da faxina.
Via Dicas de Mulher
Sal na limpeza da casa
O que muita gente não sabe é que o sal, somado ao vinagre, ao limão e ao bicarbonato de sódio ou simplesmente diluído em água, também é um poderoso agente de limpeza. Usando o sal para limpar sua casa, você poupa seu bolso e a natureza de resíduos de produtos industrializados nocivos ao meio ambiente. Veja, a seguir, 24 receitas para usar o sal na limpeza diária de sua casa.
Sal + bicarbonato
- Em um litro de água, acrescente uma colher de bicarbonato e uma colher de sal. Essa solução é ótima para limpar a geladeira, já que ajuda a eliminar maus odores sem o uso de produtos químicos.
- Para tirar o amarelo das roupas de algodão e linho brancos, use as mesmas proporções da receita anterior. Desta vez, leve a mistura ao fogo e ferva as peças nessa solução.
- Para ver sua prata mais brilhante, a mistura deve incluir três colheres de sal, três colheres de bicarbonato e um litro de água. Deixe sua prataria mergulhada nessa solução durante trinta minutos.
Sal + limão + vinagre
- Vinagre, sal e limão não são só um delicioso tempero, como também um agente eficiente para eliminar manchas de mofo. Em uma solução com esses ingredientes em partes iguais, mergulhe as peças manchadas e leve diretamente ao sol e deixe secar. Só depois proceda a lavagem normal.
- Para retirar manchas de suor das roupas, dissolva quatro colheres de sal em um litro de água e deixe as peças manchadas de molho por 3 horas.
- Antes de plantar as mudas em seus vasos definitivos, deixe o vaso de molho em vinagre salgado e depois o enxágue bem com água corrente. Assim você evita o aparecimento de fungos.
Sal + água
- Para evitar que móveis fabricados em vime branco não amarelem, limpe com água salgada.
- O sal afasta alguns insetos que podem sofrer desidratação ao entrarem em contato com ele. Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos da casa para afastar formigas e outros insetos.
- A água salgada também afasta traças. Se você tem tapetes de lã, a dica é limpar o chão onde fica o tapete com água salgada. Se quiser realçar as cores dos tapetes, passe um pano umedecido com água salgada sobre o tapete, seguindo o sentido das fibras.
- Para evitar que o queijo meia-cura mof, enrole-o em um pano umedecido com água e sal antes de guardá-lo na geladeira.
- Depois de lavar a louça, mergulhe a esponja em uma solução de água salgada para evitar que micro-organismos ali se desenvolvam. A dica também vale para as tábuas (de cortar pão, carne e legumes) de madeira. Depois de lavá-las, vale passar um pano embebido em água salgada. Além de ajudar a desinfetar a tábua, deixará a madeira mais bonita.
- Jogue um pouco de água bem salgada no cano da pia da cozinha para evitar entupimentos causados pelo acúmulo de gordura.
- Borrife água salgada na casinha dos cachorros e deixe agir por uma hora. Isso ajuda a afastar as pulgas.
Sal + óleo
- Faça uma pasta oleosa com sal para retirar as temidas manchas de copos sobre as mesas de madeira. Faça na proporção de uma medida de sal para duas de óleo, de maneira que a pasta fique rala. Depois, passe um pano seco para retirar a pasta.
- Em um vasilhame de plástico coloque uma colher de chá de sal e acrescente quatro colheres de chá de álcool e já estará pronto um poderoso tira-manchas de tapetes. Basta misturar bem a solução e aplicá-la sobre aquelas manchas gordurosas dos tapetes.
- Errou na medida e viu sua torta trasbordar no forno? Borrife água salgada misturada à canela em partes iguais. A solução serve para eliminar o mau cheiro de comida queimada. Depois basta tirar o sal seco com uma escova macia e executar sua limpeza normal.
Sal puro
- Algumas pitadas de sal de cozinha podem servir como desodorizadores eficientes ou evitar que manchas se fixem nos tecidos.
- Para tirar o mau cheiro dos sapatos, especialmente dos tênis, coloque cerca de duas colheres de sal em cada pé e esfregue um pouco. Depois leve ao sol por 30 minutos.
- O sal também pode ser usado para retirar o cheiro de cebola das mãos e das garrafas térmicas e “squeezers” que ficaram fechados por muito tempo. Basta aplicar uma quantidade suficiente de sal, esfregar um pouco e depois enxaguar.
- Ferver o leite em vasilhames de alumínio deixa uma sujeira difícil de ser removida. Para facilitar sua tarefa, aplique um pouco de sal e deixe descansar por alguns minutos. Depois remova com uma esponja. A dica também é válida para ajudar na limpeza de ovos fritos que grudam nas frigideiras.
- Logo depois de ter derramado alimentos gordurosos sobre tecidos, aplique um punhado de sal sobre a mancha para evitar que ela não se espalhe. O mesmo vale para acidentes com vinho sobre o sofá: aplique sal e deixe descansar por 15 minutos para que ele absorva o excesso da bebida.
- Se tiver usado panelas de ferro para preparar alimentos gordurosos, polvilhe um pouco de sal, deixe descansar por alguns minutos e retire o excesso do sal com um papel toalha. Assim, a limpeza fica muito mais fácil. O sal também ajuda a retirar manchas escuras deixadas por chá e café nas xícaras de louça.
Sal + vinagre + farinha de trigo
Peças de decoração feitas de metal, estanho, bronze e cobre, bem como pias e maçanetas de portas podem ganhar brilho extra quando submetidas à limpeza com pasta de sal. Misture partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre e deixe de molho por três horas. Depois tire o sal com uma escova macia e passe um pano para lustrar.
Sal + amido de milho + água
O sal também pode poupar seu gasto com argamassa para tampar os indesejáveis buracosdeixados pelos quadros. Isso porque uma pasta de partes iguais de sal, amido de milho e água é ideal para fechar buracos pequenos e rasos feitos nas paredes.
Fonte: Uol
Gostei das dicas :)
ResponderExcluirBeijinhos,
Espero por ti em:
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Oi Ana
ResponderExcluirNão sabia de todas essas utilidades do sal,até fechar pequenos buracos.Ótimo post.
Beijos
Obrigada pelas dicas. Muito boas!
ResponderExcluirObrigada pelas dicas. Muito boas!
ResponderExcluirAdorei a dica do sal para a casinha do cachorro.
ResponderExcluirAdorei a dica do sal para a casinha do cachorro.
ResponderExcluir