sábado, 30 de agosto de 2014

O que diz sobre nós a posição em que dormimos?

O que diz sobre nós a posição em que dormimos?
A posição de dormir diz muito sobre personalidade, hábitos e até mesmo preocupações. Existem muitas formas de dormir, sozinhos ou acompanhados. Vamos descobrir o significado de cada uma a seguir.
As posições para dormir: o que elas nos dizem?
Pode-se inferir muito sobre a personalidade de uma pessoa pela maneira que dorme. Trata-se apenas de observar, se é que temos a oportunidade, ou perguntar, se queremos nos conhecer a nós mesmos. O corpo descansa durante o sono, mas também a mente se restaura e refresca. Embora, possa haver praticamente tantas posições quantas as pessoas no mundo, a verdade é que podemos destacar seis principais (com algumas variações específicas para cada caso).
Após várias pesquisas, foi possível verificar a relação entre a posição e a personalidade individual. A linguagem corporal existe em todos os momentos e também quando dormimos. Cada posição afeta também a saúde.
dormir2

As 6 posições no momento de dormir

Posição fetal: trata-se de dormir de lado, encolhido com os joelhos na direção do peito, braços cruzados perto das pernas. Seu nome deriva da posição dos bebês no ventre materno. Às vezes, um braço fica debaixo do travesseiro. É a posição mais frequente. No estudo citado acima, 41% dos 1.000 entrevistados a escolheram, as mulheres duas vezes mais que os homens. Quanto à personalidade, existem diversas variantes. Por exemplo, “enroscar-se” para dormir está relacionado com a sensibilidade e emotividade, assim como a tendência para relações mais intensas. A pessoa pode parecer tímida quando encontra alguém, mas depois relaxa e se torna muito cordial, amorosa e teme ser ferida sentimentalmente.
Posição “tronco: caracteriza-se por dormir de lado com as pernas esticadas e juntas, na linha do ombro. As mãos ficam geralmente ao lado do corpo ou uma delas debaixo do travesseiro ou até esticada. É adotada por 15% das pessoas entrevistadas na pesquisa. Essas pessoas são desinibidas, descontraídos e com descomplicadas. São muito sociáveis, se dão bem com a maioria das pessoas, se sentem bem quando fazem parte de um grupo, confiam nos outros, mas costumam ser bastante inocentes.
dormir3
Posição “melancólica”: o ombro está reto, as pernas ligeiramente dobradas para frente, a mãos esticadas para frente, podendo ir debaixo do travesseiro. 13% dos voluntários do estudo afirmaram dormir assim. Essa posição denota uma personalidade mais complexa. Embora amistosa e aberta, a pessoa tende a ser um pouco cínica e desconfiada em relação aos outros. A tomada de decisão é realizada com muita calma, mas quando encontra uma razão é muito “cabeça-dura” e não há nada que lhe faça mudar de ideia. Pode ser a melhor amiga e ser carinhosa com todos.
Posição “barriga para cima”: Dorme-se com a barriga para cima, com as pernas abertas na largura dos quadris ou dos ombros, os braços são esticados ao longo do corpo (geralmente colados). Não mais de 8% dormem desta forma, com queixo virado para o teto. Essas pessoas são reservadas, caladas, quase sem emoções fortes, não falam muito sobre si para os outros, não gostam do “comum” e tem metas e objetivos muito elevados. São leais e protegem sua família e entes queridos, além de valorizar os laços interpessoais.
dormir4
Posição “queda livre”: chama-se desta forma porque parece que as pessoas acabaram de cair do céu. São deitadas de bruços, com a cabeça virada para um lado, com uma mão debaixo do travesseiro ou esticada para cima. Representam 7% dos entrevistados na pesquisa. São pessoas muito intensas, extrovertidas, atrevidas e, no fundo, muito sensíveis. Amam muito a liberdade, não gostam de serem “conduzidas” sobre o que fazer (em qualquer campo, amor, carreira, família, sociedade etc.), muito menos de serem criticadas.
Posição “estrela do mar”: é o oposto da anterior, porque a pessoa se encontra virada para cima, com os braços circundando parcialmente ou completamente o travesseiro e as pernas semiflexionadas ou uma dobrada. É a posição preferida de 5% das pessoas, que são melhores como ouvintes dos problemas alheios, muito boas amigas, sempre dispostas a ajudarem os outros, mas na maioria das vezes preferem ser o centro da atenção onde quer que estejam.
As posições laterais (fetal, tronco e melancólica) são as mais saudáveis. Segundo os médicos, deve-se dormir de lado para evitar colocar pressão sobre o coração e os órgãos mais vitais. Aconselha-se a rotação sobre o lado direito. Alguns textos também recomendam mudar de posição no meio da noite (metade de um lado e metade do outro).
A duas posições de costas (estrela e soldado) podem causar agitação durante a noite, também contribuindo para o ronco e outros problemas respiratórios, como apneia. Por sua vez, produzem refluxo estomacal. Por fim, a única posição de bruços (queda livre) é boa para a digestão segundo alguns, enquanto outros indicam que é a menos recomendada, pois todos os órgãos vitais estão “pressionados” contra o colchão.
Imagens cortesia de Tony Alter, David Goehring, Betssssy, Joi Ito, Timothy Krause. 

Um comentário: