domingo, 19 de agosto de 2012

Sugestões para usar lenço...





*****************************************


LINDA MÚSICA !  BONS TEMPOS...


************************************************************
 


PROFESSOR TDA: Sincericídio: o TDAH e o excesso de sinceridade


PROFESSOR TDA: Sincericídio: o TDAH e o excesso de sinceridade: Sincericídio é um neologismo que, segundo alguns, resulta da junção das palavras 'sinceridade' e 'homicídio', indicando o ato de matar algu...

Sincericídio: o TDAH e o excesso de sinceridade


Sincericídio é um neologismo que, segundo alguns, resulta da junção das palavras 'sinceridade' e 'homicídio', indicando o ato de matar alguém, moral e psicologicamente, por um excesso de sinceridade. Para outros, no entanto, sincericídio seria uma junção de 'sinceridade' com 'suicídio', insinuando que aquele que faz tal prática também colhe os frutos podres do excesso cometido, numa espécie de suicídio social. Sendo assim, qualquer que seja a vertente explanatória da nova palavra, sincericídio está ligado a uma falta de bom senso, uma invasão da individualidade alheia, um excesso na emissão de julgamentos sobre o outro, frequentemente resultante da ausência de filtros racionais de escolha das palavras. Como já dizia a metáfora neotestamentária, a língua é semelhante a uma faísca, que tem o poder de incendiar toda uma plantação.

O TDAH é bem difundido por suas três características principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O que pouco se discute, todavia, é que a terceira delas, a impulsividade, mais comum em homens que nas mulheres, está intimamente ligada à principal qualidade e também defeito de um portador de TDAH. TDAs costumam ser conhecidos por sua sinceridade. Não que isso seja sempre visto como uma vantagem. Ao contrário, as pessoas que convivem com TDAs, família, colegas de trabalho e amigos, tendem a se acostumar com os apimentados comentários acerca de sua aparência, defeitos ou desvantagens. São frase do tipo: “seu cabelo é sempre tão bagunçado!”, “você se veste tão mal!”, “você precisa cuidar desses culotes!”, “que mal cheiro! Acabou o desodorante lá no mercado?”, etc.

A maioria das pessoas, tentam levar o amigo ou familiar sincericida na esportiva, como se seus comentários fossem uma tentativa mal sucedida de criar humor. Muitos desses TDAs passam a ser 'conhecidos' por essas suas péssimas piadas. E o pior, eles mesmos não percebem o quanto podem magoar ou prejudicar seus entes queridos através de sua 'inocente' sinceridade.

O fato é que se uma pessoa pratica o sincericídio por causa do TDAH, ela realmente não deve perceber que faz algo ruim com as pessoas que vitima. O TDA sincericida, no papel de pai, destrói a auto-estima de seus filhos e, no papel de professor, pode causar o rebaixamento cognitivo dos alunos com mais dificuldade. Portanto, se você vive ao lado de uma pessoa assim, lembre-se que o primeiro passo, é retirar das cenas de sincericídio, qualquer vestígio de humor. Converse com a pessoa, alerte para a gravidade dos comentários que ela faz e para as consequências provocadas para quem sofre o comentário e para ela mesma, que perde a estima dos outros.

No portador do TDAH, o sincericídio deve ser causado pela impulsividade associada à baixa atividade do córtex pré-frontal, causando evidente prejuízo na funções executivas como a inibição de comportamentos indesejáveis, como o sincericídio e o consumismo. Portanto, embora as medicações psico-estimulantes, sejam bastante eficazes na reativação do córtex pré-frontal, apresentando evidente aumento das funções executivas, também é muito importante que, seja via terapia cognitivo-comportamental, ou pela diálogo, o portador do TDAH seja conscientizado por seus convíveres, sempre que cometer sincericídio, numa constante tarefa de imposição e restabelecimento de limites para seus atos.

Um abraço a todos e bom trabalho no combate ao sincericídio!
Professor Sean Mardem


Obs.
E completando: "Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal."
(OSCAR WILDE)