quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CURRY CONTRA O CÂNCER DE ESÔFAGO



Achei muito importante a notícia que vi ontem no Jornal Nacional sobre a mais recente descoberta do curry contra o câncer de esôfago.
É impressionante!
Entre no link abaixo e além de ler a notícia, recomendo ver a reportagem que está no link também...
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1365418-10406,00-TEMPERO+PODE+MATAR+CELULAS+CANCERIGENAS.html

Tempero pode matar células cancerígenas
O turmeric é um dos principais ingredientes do curry, típica comida indiana. O que gera a coloração amarela é a curcumina, componente químico que pode matar células de câncer de esôfago.

Cientistas britânicos fizeram uma descoberta promissora no combate ao câncer de esôfago. O correspondente Marcos Losekann explica que a substância usada para isso pode ser encontrada na cozinha indiana.
Muita gente já achava gostoso. Agora os cientistas descobriram que o pó amarelo, usado para colorir e dar sabor a certas comidas exóticas, também é saudável. O nome original do tempero é turmeric, um dos principais ingredientes do curry, típica comida indiana. O que gera a coloração amarela é a curcumina, um componente químico que, de acordo com a pesquisa, pode matar células de câncer de esôfago.

“Observamos que nos países que mais consomem esse tempero a incidência de câncer de esôfago é mínima”, disse a cientista Geraldine Coyne, que participou da pesquisa.”Agora comprovamos que a curcumina é capaz de matar células cancerosas em apenas 24 horas e mais: as células também começam a se digerir, umas comem as outras, a partir do momento em que são debilitadas pela curcumina”, concluiu.

O tempero já vinha sendo testado também com sucesso no tratamento de artrite e demência. Mas para os cientistas, nada se compara à descoberta das propriedades da curcumina no combate ao câncer de esôfago, doença que teve um aumento de 50% nas últimas três décadas e que está ligada principalmente à obesidade, ao fumo, ao consumo de álcool e a problemas de refluxo estomacal.

Segundo os pesquisadores, a descoberta das qualidades medicinais da curcumina já abriu caminho para a fabricação de um remédio, inicialmente, contra o câncer de esôfago, mas que no futuro, poderá servir para várias outras doenças.
FONTE:http://jornalnacional.globo.com/Telejornais

------------------------------------------------------------------------------------

Uma Receita Pra Começar Com O Uso Do Curry

Vc tem o hábito de usar especiarias pra preparar sua comida? Sabia que elas podem ajudar a combater a obesidade? O cúrcuma, ingrediente essencial do curry tem esse poder, segundo uma pesquisa americana da Tufts University, em Boston.

A análise partiu de um estudo com um grupo de ratos alimentados com alto teor de gordura durante 12 semanas e um outro com o mesmo alimento adicionado de 500 mg de curcumina (um dos componentes do cúrcuma, também encontrada no açafrão) em cada refeição. Os pesquisadores observaram que os animais alimentados com o curry pesavam menos que os do outro grupo e tinham baixos níveis de colesterol no sangue.

Segundo esses estudiosos, o benefício da cúrcuma na prevenção da obesidade acontece porque a substância inibe a formação de novos vasos sanguíneos, reduzindo assim o crescimento da gordura. O próximo passo do estudo é realizar testes em seres humanos.

Ficou com vontade de preparar um prato com curry?



Frango ao Curry

Ingredientes:

1kg de peito de frango
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
2 colheres de molho shoyo
limão
1 tablete de caldo de frango
4 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de curry (rasa)
1 lata de milho
cogumelos a gosto
1 xicara de leite
1 lata de creme de leite
queijo parmesão



Preparando:

Cozinhe o peito com a cebola picada, os alhos amassados, as folhas de louro, shoyo, limão e dissolva o caldo de frango e coloque na panela. quando estiver cozido, retire da panela e desfie totalmente, reserve uma xicara do caldo que foi feito o cozimento. na panela, em fogo médio, junte o frango desfiado e os demais ingredientes e mexa até obter um creme homogêneo. Coloque em um refratário e polvilhe com o queijo. coloque para assar até o fundo ficar dourado.
Fonte:www.magraemergente.com
-------------------------------------------------------------------------------------
O QUE É CURRY?
O Curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por variados ingredientes.

Basicamente, contém: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.


Dentre as propriedades funcionais das variadas especiarias presentes no Curry, destacam-se:

Gengibre: antioxidante, ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento por ativar a termogênese (transforma parte das calorias presentes nos alimentos em calor);

Pimentas: antioxidante, purifica o sangue, auxilia na prevenção das doenças do coração, no tratamento da obesidade (ativa a termogênese), nas dores reumáticas (compressas locais);

Canela: digestiva e antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.

Cominho: diurético, auxilia no tratamento de flatulência (gases);

Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo;

Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis de colesterol;

Erva doce: combate tontura, náuseas, flatulência, infecções intestinais e estomacais;
Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite;

Cúrcuma: antioxidante

Em dia com a Ciência

Em recentes estudos conduzidos em universidades na Itália e Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que o óleo de curcumina presente no curry pode prevenir a doença de Alzheimer.

Segundo os pesquisadores, o óleo de curcumina aumenta a atividade enzimática e protege o cérebro contra as doenças neurodegenerativas, além de ter ação antiséptica e atuar de forma positiva nos tratamentos da aids e do câncer.

Pesquisas realizadas em ratos mostraram que o óleo de curcumina ativa a hemeoxigenase, enzima que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres, principal causa do Alzheimer.

Os achados mostraram que os neurônios de ratos expostos a altas concentrações de curcumina, tiveram menos células danificadas devido ao aumento dos níveis da enzima hemeoxigenase
Fonte:Anúncios Google
---------------------------------------------------------------------------------
BATATA DOCE TAMBÉM NO COMBATE AO CÂNCER...
Batata-doce é aliada para prevenir o câncer; confira receita de salada
Publicidade
da Folha Online

A batata-doce contém vitamina A, que ajuda a prevenir o câncer. Os benefícios agem diretamente no sistema imunológico.

O livro "Alimentos para a Imunidade", da série "100 Receitas de Saúde", da Publifolha, traz uma receita de batata-doce em forma de salada.

A publicação orienta a preparar os alimentos de forma correta para que eles se transformem em coadjuvantes para aumentar a ação imunológica no organismo. Confira outras receitas na Folha Online.

*
Batata-doce

Este tubérculo delicioso e muito nutritivo tem um sabor doce pronunciado e especial. A batata-doce é rica em vitamina C. A variedade roxa também ainda betacaroteno (substância antiviral, anticancerígena e antioxidante), que é convertido pelo organismo em vitamina A, antioxidante que ajuda a combater o câncer. Além disso, a batata-doce apresenta alto teor de vitamina E, essencial para a saúde da pele. As fibras desse vegetal, concentradas especialmente na casca, ajudam a baixar o colesterol e melhorar a digestão.

Salada com batata-doce
(rendimento 4 porções)

Ingredientes

- 3 batatas-doces cozidas com a casca, em cubos
- 4 talos de cebolinha picados
- 2 talos de salsão (aipo) picados
- 70 g de nozes picadas
- 1 pimentão verde em fatias
- 100 ml de iogurte desnatado
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa saladeira grande e misture bem. Sirva como acompanhamento

Nutrientes
vitaminas B6, C, E, betacaroteno, ferro, potássio, fibras

! Prefira batatas-doces com casca arroxeada, pois a variedade amarela contém muito menos betacaroteno.

Fonte:Folha Online/"Alimentos para a Imunidade"
----------------------------------------------------------------------------------
Dica:Para facilitar a digestão, por exemplo, é preciso mastigar adequadamente o alimento para que o organismo possa digeri-lo adequadamente.

Comer saudavelmente estimula as bactérias benéficas a se proliferarem, e reduz o número de bactérias potencialmente prejudiciais.

Segundo a publicação, sete dias são suficientes para adaptar-se e beneficiar-se das mudanças na dieta e atingir metas.
Aprenda a preparar sopa de vegetais, concentrada e rica em minerais

Publicidade da Folha Online
Dieta de sete dias ajuda a perder peso e a manter a saúde
da Folha Online Divulgação

Dieta Saudável - Como Perder Peso e Ficar Sempre em Forma

Receitas de dar água na boca, sem colocar a saúde em risco e que ajudam a perder peso. Pode parecer um objetivo inatingível, mas é possível aprender a ficar sempre em forma e manter os prazeres da vida.

"Dieta Saudável" , de Ian Marber, editado pela Publifolha, traz um plano nutricional prático. O livro ensina o funcionamento do processo digestivo e traz um programa completo de reeducação alimentar, além de receitas saborosas para serem incluídas no cotidiano.

Nas primeiras páginas, o autor explica alguns tópicos e informações para que o leitor tenha consciência da importância de uma dieta equilibrada.

Para facilitar a digestão, por exemplo, é preciso mastigar adequadamente o alimento para que o organismo possa digeri-lo adequadamente.

Comer saudavelmente estimula as bactérias benéficas a se proliferarem, e reduz o número de bactérias potencialmente prejudiciais.

Segundo a publicação, sete dias são suficientes para adaptar-se e beneficiar-se das mudanças na dieta e atingir metas.

Receita:

Sopa de vegetais, concentrada e rica em minerais

A sopa de vegetais fornece ao organismo grande quantidade de nutrientes fáceis de absorver, fibras vitais e líquidos. Veja como preparar uma sopa de vegetais com cebola, abóbora, repolho, brócolis e cenoura com a receita do livro "Dieta Saudável", da Publifolha.

*
"Sopa de vegetais em pedaços"

Ingredientes:
- 1 colher de chá de sementes de cominho
- 1 cebola média cortada em cubinhos
- 1 dente de alho amassado
- 200 g de abóbora descascada e cortada em cubinhos
- 1/2 repolho verde pequeno cortado em tiras
- 1 maço de brócolis separado em floretes
- 1 talo de aipo fatiado
- 1 cenoura pequena cortada em cubinhos
- 1/2 alho-poró médio em fatias finas
- 1,5 litro de caldo fresco de galinha ou vegetais, ou acrescente 1/2 colher de sopa de caldo de vegetais em pó (sem levedura) para 1,5 litro de água
- 1 folha de louro

Modo de Preparo:
Ponha as sementes em uma panela pequena e deixe em fogo médio por alguns minutos, até que fiquem ligeiramente tostadas. Aqueça levemente duas colheres de sopa de azeite de oliva em uma panela grande, coloque a cebola e o alho, e deixe em fogo brando por cinco minutos. Acrescente o resto dos vegetais e das sementes, deixando outros cinco minutos. Coloque caldo suficiente apenas para cobrir os vegetais, e cozinhe por mais dez minutos. Adicione o resto do caldo e o louro, tempere com pimenta-do-reino, e cozinhe por mais 20 minutos, até que os vegetais estejam cozidos. Divida a sopa em três porções, e guarde na geladeira ou no freezer.
Fonte:Site,Folha Online/Do livro "Dieta Saudável", da Publifolha.
Autor: Ian Marber
Editora: Publifolha
Páginas: 144

Um comentário:

  1. Oieeee!!!

    que delícia a sua visitinha em meu blog!
    adoro receber amigos!!!

    vim ver as novidades e te desejar uma ótima semaninha!

    =D

    ResponderExcluir