quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ABACATE CONTRA HEPATITE,INTERESSANTE...


Fonte/Equipe Bem Estar
Os componentes do abacate podem auxiliar no combate ao colesterol e até do diabetes.

O abacate é originário do continente americano e acabou se espalhando por vários outros países em regiões subtropicais e tropicais do mundo. É muito apreciado na América Latina, onde faz parte de pratos doces e salgados das culinárias locais. O Brasil ocupa hoje o quarto lugar como produtor deste fruto,ficando atrás apenas do México, Estados Unidos e República Dominicana.

O abacate é rico em gordura sendo fonte de ácido oléico, que é um tipo de ácido graxo monoinsaturado e de calorias. Até pouco tempo atrás, seu consumo não era recomendado para portadores de hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e outras patologias que estão ligadas ao consumo excessivo de gordura por parte do organismo.

No entanto, pesquisas feitas a partir do início da década de 90, demonstraram que o consumo moderado do abacate, contribui para reduzir os triglicerídeos, o colesterol LDL e o colesterol total. Outros estudos, feitos com diabéticos, revelaram que após um mês de consumo regulado do abacate, estes pacientes apresentaram diminuição do índice glicêmico no sangue.

O abacate é reconhecido hoje como fonte de muitos nutrientes, com quantidades significativas de ácido oléico, vitamina C, fibras, e lipídios em sua composição. No entanto, como é um fruto rico em calorias, deve ser sempre consumido sem exageros, principalmente por aqueles que lutam contra a obesidade e por quem está seguindo uma dieta de baixas calorias.


Abacate

Muito conhecido na nossa culinária o abacate é uma fruta riquíssima em vitaminas, sais minerais e fibras.

Muito conhecido na nossa culinária o abacate é uma fruta riquíssima em vitaminas, sais minerais e fibras. Infelizmente essa fruta é altamente calórica e para quem está de dieta isso não é muito agradável!

O abacate possui um grande valor nutritivo. Pode ser consumido tanto em pratos salgados como em doces. No México, a Guacamole faz sucesso (um creme salgado para ser consumido com tortillas ou acompanhando outros pratos).

O abacate deve ser conservado em lugar fresco e arejado e para os pratos salgados, devemos aproveitar os mais maduros, pois os verdes deixam um gosto meio amargo. Misturado ao leite e um pouco de açúcar, dá uma boa vitamina. Em saladas fica ótimo! Enfim, podemos consumir essa fruta das formas mais variadas, amassada, cortada em cubinhos, com limão e açúcar, em saladas, sorvetes, cremes e até em saladas de frutas!

Abacate pode ser nova arma contra a hepatite
Fruta ajudou a recuperar fígado de ratos


Uma substância encontrada no abacate pode ajudar a amenizar danos causados ao fígado pelos vírus da hepatite, afirmam cientistas japoneses. Eles realizaram testes em ratos com problemas no fígado similares aos que a hepatite ocasiona nos seres humanos.

Os ratos foram alimentados com 22 tipos diferentes de frutas para ver se algumas delas ajudava a reduzir os danos. Cinco substâncias foram consideradas eficazes na revigoração do órgão, e a mais for te delas é encontrada no abacate. Ainda não se sabe, porém, se a fruta motiva a mesma reação no organismo das pessoas.

De acordo com os cientistas, mais testes são necessários para estabelecer a forma de usar as propriedades do abacate para combater as diversas formas de hepatite. Eles também não têm idéia de como a substância encontrada no abacate reage para reduzir os danos no fígado.

De qualquer maneira, a descoberta é uma nova esperança para desenvolver tratamentos contra a hepatite, especialmente a do tipo C, que causa sérios danos ao fígado e pode matar o doente. Estima-se que a hepatite do tipo C, que é sexualmente transmissível, possa significar no futuro um problema maior do que a Aids em alguns países.



Abacate
A polpa do abacate contém hidratos de carbono, gorduras, vitaminas (A, B, D, E, leatina) e sais minerais.
De sabor doce, levemente ácido e com característica refrescante, o abacate contém grande quantidade de gordura vegetal, principalmente de ácido graxo monoinsaturado, cuja ação é a de eliminar as lipoproteínas de alta densidade, que têm o efeito de manter e acumular o colesterol.
Por isso, o abacate tem ação anticolesterol, promovendo a limpeza do sangue.

O abacate é uma fonte de proteína vegetal, alimento construtor que participa na formação das estruturas do corpo (músculos, ossos, sangue, órgãos, vísceras), ajudando no crescimento e desenvolvimento corporal.
Ele exerce ação sobre o fígado, rins, aparelho digestivo e ajuda a combater os transtornos do reumatismo, artrite e gota.

Propriedades do abacate



ABACATEIRO: Usado nas doenças do fígado, rins e bexiga. Diurético, antiinflamatório, laxante e digestivo. Cistites, uretrites, edemas renais, etc.
Altamente nutritivo, usado em medicina como diurético. Nome científico: persea gratíssima. Rico em vitamina A. Substituto da carne. Suavemente laxativo.
seu caroço ralado, colocado no álcool serve para fricções contra reumatismo;
-O chá de suas folhas é diurético, além de combater diarréias, disenterias e doenças das vias respiratórias.
-O fruto tem efeitos benéficos no couro cabeludo e pele.
Diurético, estômago,artritismo,calmante de dores, cálculos renais e biliares, rins e bexiga.
Facilita a digestão e o seu consumo constante e prolongado combate o reumatismo e o ácido úrico. A mono dieta do abacate por 2 a 3 dias é útil no combate aos cálculos da vesícula biliar e às úlceras gastroduodenais.
Utilidades Medicinais

Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.Amigdalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.

Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia.

Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.

Diarréia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.

Digestão, distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.

Dor-de -cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça.Convém também tomar este chá.

Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.

Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.



Piolhos- Ferver vários caroços de abacate e um raminho de arruda em um litro de água. Aplicar como loção no couro cabeludo depois de lavar a cabeça.Emprego -- Prisão de ventre, flatulências, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos rins, da pele, do fígado, etc., eis alguns problemas que podem ser resolvidos mediante a ação das propriedades medicinais desse fruto.

As cascas são vermífugas, sendo também adequadas para o tratamento de hemorragias, disenterias e bouba. O chá das folhas, por sua vez, é excelente diurético, sendo também eficaz nos seguintes casos: nevralgias, dores de cabeça, catarros, bronquite, diarréia, afecções da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, tosse, disenteria, etc.

Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico - 110g contém cerca de 200 calorias.

Pelo seu conteúdo em clorofila, ajuda a restaurar os glóbulos vermelhos do sangue, a sua polpa é uma fonte rica em proteínas e minerais. Nos países da América do Sul é conhecido pelas suas propriedades afrodisíacas e diz-se que consumindo uma a três vezes por semana, meio abacate, misturado com uma colher de sopa de mel e uma colher de gérmen de alfafa. Reduz os níveis de colesterol. No México utiliza-se o caroço e a pele para tratar a impotência e revitalizar o desejo sexual.
É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.
Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa ótica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desintería. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.



O chá das folhas é usado como diurético. A semente, em cataplasma, é antiinflamatória. Há quem use as folhas também em compressas quentes, para aliviar dor de cabeça.
Árvore mediana de copa bastante densa; folhas simples; inflorescência em panículas; fruto piriforme, é comum nas Américas Central e do Sul.
Princípio Ativo : Carboidratos, proteínas, gordura, taninos, perseito, metilchavicol, metil-eugenol, dopamina, esparagina, ácidos málico e acético.
Partes Usadas : Frutos, folhas, casca de árvore e sementes.
Uso Popular : O fruto é delicioso, nutritivo, carminativo, contra o ácido úrico. O chá em DN(descanso noturno) das folhas, casca da árvore e sementes raladas é diurético, anti-reumático, contra anemia e diarréias.

7 comentários:

  1. Essas informações são sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adoro abacate.
    E que bom que serve de
    remédio.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja gostava de abacate... agora vou comer com mais gosto sabendo que é tão bom assim...

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  4. amo abacate e isso foi muito interessante pois eu adoro abacate valeu e meu projeto da feira e falando sobre o abacate

    ResponderExcluir
  5. FUI CURADO DA MINHA HEPATITE ,GRAÇAS a DEUS POR ESSA FRUTA DELICIOSA QUE E O ABACATE,EU ANTES DISSO EU NAO GOSTAVA. MAIS AGORA E MINHA FRUTA PREFERIDA.OK

    ResponderExcluir