sábado, 20 de junho de 2009

Informação Nutricional,Conservação da Abóbora...



Tudo é bom

Da abóbora, tudo se aproveita. A polpa, leve, saborosa e ligeiramente adocicada, é utilizada nos mais diferentes pratos doces e salgados. A casca, se bem limpa e bem cozida, fica excelente no preparo de sopas e como recipiente de uma série de pratos especiais, a exemplo do camarão na moranga. As flores também são muito gostosas, principalmente se preparadas à milanesa. O mesmo vale para os brotos, conhecidos como cambuquira, que ficam ótimos em sopas e refogados. E não pára por aí: as sementes transformam-se em deliciosos tira-gostos quando lavadas e secas ao sol ou no microondas e depois ligeiramente tostadas com sal.


Valor nutritivo

Além de gostosa e versátil, a abóbora tem pouquíssimas calorias e é bastante nutritiva. Contém fibras, é rica em carboidratos e tem baixo teor de gordura (0,3 g por 100 g). O fruto é muito rico em betacaroteno, um precursor da vitamina A, e apresenta bom teor de vitamina C (por exemplo, meia xícara de abóbora assada ou cozida em sua própria água, 120 g, fornece cerca de 45% das nossas necessidades diárias de vitamina A e 15% das de vitamina C). A abóbora possui também boa quantidade de potássio e fósforo, dois dos mais importantes sais minerais, e suas sementes são boas fontes de vitaminas do complexo B e de vitamina E.


Conservação

Se não forem abertas, as abóboras conservam-se por muito tempo - um mês ou pouco mais - em locais frescos e secos. Temperaturas abaixo de 10 ºC aceleram sua deterioração. Se abertas, embrulhe bem os pedaços em filme plástico e guarde por no máximo três dias na parte mais baixa do refrigerador. Se quiser congelar a abóbora, cozinhe antes, escorra bem e embale hermeticamente.

-----------------------------------------------------------------
"PURÊ DE ABÓBORA"

Ingredientes :
meio quilo de abóbora descascada e picada
1 tablete de Caldo Maggi de Legumes
meia colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de Preparo:

Cozinhe a abóbora em uma xícara (chá) de água com o Caldo Maggi, até secar a água. Retire do fogo e amasse com um garfo ou passe pelo espremedor. Junte a manteiga, e leve ao fogo novamente por cerca de 10 minutos. Polvilhe a salsa e sirva a seguir
Fontes:site,nestlé.com.br

3 comentários:

  1. Eu amo abóbora...obrigada pela visitinha,viu!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação útil sobre a abóbora, já aprendi que tudo nela se pode aproveitar.

    Eu costumo usá-la para fazer sopa, e pouco mais. Mas gosto mto de doce de abóbora e de uns sonhos que a minha mãe faz no Natal, tb com abóbora: são uma delícia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante como os mais relevantes assuntos pode fazer tanta diferença. O brigada por nos proporcionar essas informações.

    ResponderExcluir