sábado, 2 de maio de 2009

Vc sabe fazer polenta?


POLENTA NA PANELA DE PRESSÃO

Nunca havia feito polenta, mas havia ouvido falar que era muito trabalhoso ficar mexendo a massa na panela e que, ainda por cima, podia empelotar! Contudo, minha sogra já tinha me falado de uma tal "polenta de panela de pressão" super fácil, mas nunca anotei a receita...



(As medidas dão para até 4 pessoas):
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
2 xícaras de flocos de milho pré-cozidos (tipo "Milharina" ou "Kipolenta"),OU FUBÁ.
6 xícaras de água
2 tabletes de caldo de legumes
Misture a farinha de milho com a água em uma bacia e reserve. Derreta manteiga numa panela de pressão, de preferência anti-aderente. Doure o alho.

Junte a mistura de farinha e água, os caldos de legumes e vá mexendo até começar a engrossar (uns 3 minutos).
Tampe a panela e conte 30 minutos após pegar a pressão. No meu caso, o tempo deu certinho. Ficou uma polenta macia, nem mole, nem dura.
Ao abrir a panela, dá ainda para mexer e misturar qualquer tempero que você queira (ex., salsinha) ou acertar o sal. Logo começa a endurecer. Portanto, passe a polenta para um refratário e cubra com queijo muzzarela e molho de tomate à bolonhesa.
Ao retirar a polenta da panela, você vai perceber que se formou uma "casquinha" em volta da panela, mais queimadinha. Mas, ao passar a polenta para o refratário, deixe essa casquinha na panela, cuidado para não "raspá-la" com a colher.
Daí o pulo do gato da panela anti-aderente: a casquinha sai inteira ao final e você simplesmente joga no lixo. A panela fica limpinha para lavar.
Fonte:kidilicia.blogspot
OBS:FIZ ESSA POLENTA E FOI COM FUBÁ COMUM,Q. ERA O Q. EU TINHA,FICA UMA DELÍCIA,EU SÓ ADICIONEI 2 COPOS A MAIS DE ÁGUA PORQUÊ GOSTO DELA MAIS MOLINHA,COMENDO QUENTE AINDA NA HORA Q. TIRA DO FOGO FICOU DIVINA.DEIXEI 35 MIN. NA PANELA DE PRESSÃO EM FOGO BAIXO,CONTADOS DEPOIS Q. INICIOU O CHIADO.
------------------------------------------------
Polenta Cremosa
Ingredientes para a polenta:

- 1 litro de água
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 250 g fubá mimoso
- ½ lata de creme de leite
- ½ xic. de chá de Leite
- sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo:

Amorne uma xícara de água e dissolva os tabletes de caldo. Espere esfriar. Coloque o fubá no restante de água fria e mexa bem. Acrescente o caldo dissolvido e leve ao fogo até engrossar, mexendo sem parar. Abaixe o fogo e deixe cerca de 1 hora, mexendo sem parar. Coloque o creme de leite e o leite e mexa bem. Tempere com sal e pimenta.
(Essa rec.,não me lembro de q.,se for vc. me fale e coloco seu nome.)
---------------------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. Eu nunca fiz, mas gosto muito da polenta frita. Essa da panela de pressão é uma ótima novidade para mim.


    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Bom prato de polenta salgadinho. adorei mesmo :) xxx Rico-Receitas

    ResponderExcluir
  3. Polenta "caseira" dá trabalho mesmo!!!Tem que ficar mexendo por um bom tempo.Essa não conhecia!!! Tentarei fazer pois é tudo de bom.
    BOA DICA!!!! bj
    claudia

    ResponderExcluir
  4. essa fica mole ou dura? eu amo, amo de paixão polenta, mas tem de ser bem mole.

    nunca fiz na panela de pressão - aliás nunca fiz de jeito nenhum, só como quando alguém faz pra mim!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Oí linda só voce mesmo pra ter sossego. Como alguém pode ter sossego com essas coisas maravilhosas e gostosas que você posta aqui. Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir