terça-feira, 17 de março de 2009

Benefícios Do Grão-De-Bico,m.to interessante...

"Olhe o Q Ganhamos C/ o Consumo Grão-De-Bico"


O consumo grão-de-bico, que no Oriente Médio são muito usados para fazer uma pasta chamada "homus", produz sensação de bem-estar e até de felicidade,
segundo um estudo de pesquisadores israelenses.


Os que consomem o prato não conseguem explicar o estado de bem-estar gerado pelo "homus", mas agora sabe-se por que, disse o arqueólogo Abi Gofer, que participou da pesquisa junto com outros três cientistas.


A causa dessa sensação é que contém um aminoácido conhecido como triptofeno,
que, em grande quantidade, produz serotonina, substância responsável pela
sensação de bem-estar.


Um prato de "homus" satisfaz amplamente o apetite e ajuda a dormir, disse Gofer, acrescentando que, no caso das mulheres, "contribui para a ovulação e para que fiquem grávidas com maior rapidez".


O grão-de-bico, alimento que gera bilhões de dólares nos países onde é amplamente consumido, "é comparável ao trigo" devido a sua importância alimentar, com um lugar na história "que se remonta a 10.000 anos", disse.


A equipe de pesquisadores incluiu o doutor Zohar Kerem, especialista em alimentação; o botânico Simja Lev Idon e o chefe do curso de genética da Universidade Hebraica de Jerusalém, Shajal Abo.


Os cientistas chegaram à conclusão de que o grão-de-bico cultivado, ao contrário do selvagem, contém mais serotonina.


Os produtores que escolheram e cultivam a espécie mais conhecida não fizeram isso por simples casualidade, embora não entendessem cientificamente por que a ingestão produzia bem-estar e uma sensação de calma.


O mesmo aminoácido do grão-de-bico que causa a segregação da serotonina é o usado pela farmacologia moderna para produzir o popular antidepressivo Prozac.


Em geral, israelenses e árabes costumam comer "homus" diariamente, junto com pão árabe e uma pasta preparada com sementes de gergelim.


O professor Gofer disse que o preço e as vendas do grão-de-bico no mercado poderiam multiplicar-se em bilhões de dólares se fossem enriquecidos por meio da moderna genética vegetal.


Entre os grandes consumidores do grão-de-bico, além dos povos do Oriente Médio, estão a Índia e a Austrália.

5 comentários:

  1. Oi Ana, obrigada pela visita e principalmente pela dica da linhaça, não sabia... Adorei seu blog virei mais vezes. Ah! Ótimo post sobre o grão-de-bico. valeu!!!!!! Bjss

    ResponderExcluir
  2. achei maravilhoso saber que o grão de bico faz tudo isso com certeza me sentirei mais feliz...obrigada

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Amei as informações
    A cada vez mais me conscientizo de que Deus é perfeito, já nos preparou tudo do melhor. Só é preciso conservar...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de convidar-lhe para seguir meu blog
    http://www.ecologicaassis.blogspot.com
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir