domingo, 29 de março de 2009

ARTESANATO PARA DECORAÇÃO



Peças artesanais são usadas para decorar qualquer ambiente. Porém é necessário ter atenção à composição do ambiente, ao estilo de cada pessoa e ao tipo de residência.

Segundo a proprietária de uma loja de artesanatos em Juiz de Fora, Rogéria Conceição, as peças de madeira, por serem mais rústicas, caem melhor em um ambiente com estas características. Em locais mais modernos, a dica é usar peças mais coloridas, de tons mais alegres.

As peças de cerâmica, coloridas, como as Busto da Negra ou Namoradeira, são mais simples e não ficam bem em locais muito requintados, a não ser que sejam colocadas na parte externa. "Elas são usadas em janelas, pedestais e varandas", ressalta.

Na madeira, Rogéria sugere a Girafa, que pode ser colocada na sala de estar, de televisão, na varanda ou na área de churrasqueira, seguindo um estilo mais rústico. "Ela é importada da Indonésia e feita de uma madeira muito leve".

Outra peça deste material é a escultura sacra que retrata São Francisco. Ela cai bem em local onde há uma lareira ou em um aparador. Mas, com relação a peças deste material, ela aconselha ter cuidado. "A madeira racha. Sempre temos que restaurar".

Uma peça muito procurada por adolescentes é o palhaço de papel machê. Ele é colorido e deixa o ambiente muito alegre. "Ele é ideal para enfeitar o quarto", acrescenta Rogéria.

Do Vale do Jequitinhonha vêm as bonecas muito procuradas por colecionadores. Elas são moldadas à mão e não levam tinta. Os fabricantes utilizam o barro branco, bege e vermelho. A cor das peças é obtida de acordo com a queima da lareira e os traços são feitos em carvão. "Elas enfeitam muito bem uma sala e, geralmente, são colocadas juntas para valorizar as peças".

Nas cerâmicas importadas do Peru, os estilos moderno e rústico se misturam. Em casa, elas caem bem na decoração da sala e, no comércio, ficam bem em bares. Elas assumem essa característica, porque são bem coloridas e tem a presença de crianças e flores.

Do sul de Minas, vem o Dom Quixote de ferro. Imponente, a peça fica melhor em um local com portas grandes. Pode ser uma pousada que segue o estilo mais antigo, em um sítio ou uma mansão. "Ele vai ficar legal em um local que tenha uma entrada pomposa".

As peças de Taubaté seguem o estilo mais alegre. Elas são pequenas e coloridas, ideais e muito procuradas para enfeitar a cozinha. "As peças são produzidas pelas figureiras. É a quarta geração que utiliza a técnica em Taubaté". As peças mais famosas são o pavão, a chuva de pavão, e a chuva de bumba
Também de papel machê e muito coloridos são os pescoços de Pernambuco (foto acima à direita). Eles ficam bem dentro de casa. Segundo Rogéria, eles seguem o estilo mais moderno e podem ser usado na sala, pois são em tamanho menor.

Assim como os pescoços de Pernambuco, outras peças menores são uma boa opção para decorar a sala e também o quarto. Rogéria exemplifica com as peças em cerâmica da Bahia (foto abaixo à esquerda), de São Paulo (foto abaixo ao centro) e de Minas (foto abaixo à direita). Ela explica que as últimas são moldadas a partir da palha de arroz misturada com borra de café.

Uma boa solução para o corredor ou para a sala que não seja muito grande são os quadros coloridos. Além de deixar o ambiente mais alegre, não é necessário de preocupar em combiná-los com os estofados, tapetes e móveis. "O colorido cai bem em qualquer ambiente".

Fonte:Acessa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário