quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A CRISE DO VAZIO (Arnaldo Jabor)

Escrevo hoje algo sobre a “crise do vazio" que muita gente sente na sua alma de tal modo que acaba por preencher sua vida (nem sempre da melhor maneira) com tantas coisas deste mundo de ilusão.

Arnaldo Jabor, crítico, cineasta e jornalista brasileiro, escreve mesmo sobre um determinado “mal do século” que Renato Russo classifica de solidão e Jabor concorda acrescentando suas próprias palavras do seguinte modo:

”... Parem pra notar, os sinais estão batendo em nossa cara todos os dias. Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes, danças e poses em closes ginecológicos, chegam sozinhas e saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos. Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos 'personal dance', incrível.


E não é só sexo não, se fosse era resolvido fácilmente, alguém duvida? Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão 'apenas' dormirem abraçados, essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega...

Tornamo-nos máquinas e agora estamos desesperados por não saber como voltar a 'sentir', só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós. Quem duvida do que estou dizendo, dê uma olhada no site de relacionamentos ORKUT, o número de comunidades como: 'Quero um amor pra vida toda!', 'Eu sou pra casar!'. Até a desesperançada 'Nasci pra ser sozinho!'...

Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis. Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento e estamos cada dia mais belos, mas mais sozinhos...”

Concluo este meu artigo dizendo que a crise do vazio será tanto maior na vida das pessoas quanto mais procurarem coisas vãs que não lhes trazem verdadeira alegria e paz no coração. De resto, este um dia deixará de bater, cansado, para libertar o espirito que voa para outra dimensão e levará consigo apenas o saber de tudo o que aprendeu nesta vida para subir na Imensidão.

Na verdade o verdadeiro tesouro é a riqueza na alma pela obtenção do Conhecimento que cada um leva para o “Reino dos Céus” e participar nos grandes Planos de Deus ou da Criação.

A vida é muito mais do que imaginamos e fazemos aqui.

Pausa para reflexão!

2 comentários:

  1. Sou professora de adolescentes e fico muito triste ao ver os relacionamentos que eles constroem. Tudo é rápido, vazio e descartável,eles sempre estão "pegando" alguém. Quase não usam mais o termo namorar. Me dá nostalgia quando lembro do meu primeiro beijo, do meu primeiro namorado. Como foi tudo feito devagar, com carinho, como dava uma adrenalina gostosa quando ele sorria pra mim. Coisas simples que não vejo eles terem...

    ResponderExcluir
  2. Concordo c/ vc.
    O meu tempo também foi assim...,bem mais romântico,bons tempos!

    ResponderExcluir